O PAPEL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO SOCIAL
Por: 181243 • 19/6/2022 • Trabalho acadêmico • 2.526 Palavras (11 Páginas) • 153 Visualizações
UNOPAR
SISTEMA DE ENSINO CONECTADO
PEDAGOGIA - LICENCIATURA - 1º / 2º SEMESTRE
ADRIANA ROSA DA SILVA QUEIROZ
O PAPEL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO SOCIAL
Brumado - BA
2020
ADRIANA ROSA DA SILVA QUEIROZ
O PAPEL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO SOCIAL
Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: Avaliação na Educação História da Educação Teorias e Práticas do Currículo Sociologia da Educação Educação Formal e Não Formal Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula Didática
Tutor à Distância: Natalia Micheli Villa
Brumado - BA
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A proposta da Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) apresenta estrutura significante aos acadêmicos do curso de Pedagogia, direcionando-os a refletir seu papel na escola como auxiliador de conteúdos e metodologias sobre respeito, igualdade e diversidade. Para tal, a temática do semestre atual baseia-se “O papel da cultura Afro-Brasileira e Indígena para a democratização social”.
A pesquisa aborda a importância da inclusão de tais conteúdos na disciplina de História de forma a desenvolver nos alunos saberes essenciais sobre ações justas e igualitárias que devem ser praticadas diariamente. A escola é um excelente espaço para ensinar sobre a prática de atos de respeito e evitar atos de racismo e discriminação. Objetivamente, pode-se destacar que o ensino de História é uma disciplina com foco na pluralidade, oferecendo aos alunos temas transversais significantes para sua formação pessoal, humana e social.
O trabalho apresenta também, a construção de uma postagem formativa sobre a cultura afro-brasileira e indígena. Para isso, a postagem apresentada baseia-se no texto explicativo, considerando as informações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e, também, análise dos conteúdos transversais a esta temática apresentado na Base nacional Comum Curricular - BNCC. Compõe em sua base, a importância da cultura afro-brasileira e indígena, sendo informativo, com questões relevantes e reflexivas que servem de base para enriquecer os conhecimentos acadêmicos sobre o assunto exposto.
O trabalho proporciona aos estudantes adquirir aprendizagens interdisciplinares através dos conteúdos e disciplinas estudados no semestre, do mesmo modo, que possibilita adquirir habilidades significativas
...