O PAPEL DO GESTOR NA EDUCAÇÃO
Por: otielly • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.245 Palavras (13 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1][pic 2]
OTIELLY DOS SANTOS CASTRO BRITO RA – 396260
REGINA BARROS DA SILVA RA – 393484
TAMIRES SILVA LIMA RA – 391657
WALDERLY GONDIM BASTOS RA – 399324
O PAPEL DO GESTOR NA EDUCAÇÃO
MANAUS - AM
2015
[pic 3][pic 4]
OTIELLY DOS SANTOS CASTRO BRITO RA – 396260
REGINA BARROS DA SILVA RA – 393484
TAMIRES SILVA LIMA RA – 391657
WALDERLY GONDIM BASTOS RA – 399324
O PAPEL DO GESTOR NA EDUCAÇÃO
[pic 5]
MANAUS - AM
2015
SUMÁRIO
[pic 6]
INTRODUÇÃO 3
1 QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO “PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA? 4
2 O QUE É POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP)? 7
3 O QUE SIGNIFICA DESENVOLVER UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA? 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO[pic 7]
INTRODUÇÃO[pic 8]
O estudo da Pedagogia permite conhecer e explicar o comportamento humano, com enfoque nos comportamentos observáveis é um ambiente onde surgem os interesses e questionamentos sobre a aprendizagem. Deste modo pode-se notar que os futuros educandos, têm o papel de obter uma compreensão para o desenvolvimento do pensamento crítico. Concebemos a escola como um é espaço de contradições e divergências. Quando buscamos construir um processo de gestão calcado nas relações de participação, se faz necessário exercitar o discurso, do respeito às diferenças, assegurando a liberdade de expressão, a relação democrática, a serem vivenciadas no cotidiano da escola, onde o fazer coletivo, a partir das instâncias colegiadas se incorporam a gestão agregando valores, logo a mesma deixa de ser o exercício uno e passa a ser uma gestão colegiada viabilizando a participação dos diversos segmentos da escola, bem como da comunidade como um todo.
A educação é complexa e quanto ao seu impacto no desenvolvimento humano é notável que seja considerado a diversidade das práticas educativas, o que por outro lado é cobrado do educador o compromisso de aperfeiçoamento profissional, de renovação dos paradigmas norteadores de sua ação para acolher a dimensão individual, particular e psicossocial do aluno. Essa tomada de consciência e, conseqüentemente, mudança de postura do gestor,possibilitará a construção de uma educação de qualidade e socialmente relevante. A Gestão é uma expressão que ganhou corpo no contexto educacional acompanhando uma mudança de paradigma no direcionamento das questões deste campo de estudo. Em linhas gerais, caracteriza-se pelo reconhecimento da relevância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas tomadas de decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho. O conceito de gestão está associado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, à participação responsável de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação mediante um compromisso coletivo com resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos.
Desta forma é justificado o conhecimento, para que o futuro profissional da educação, possa aliar a teoria obtida em sala de aula as práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais preciso, eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de interação dos envolvidos.
1 QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO “PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PUBLICA?
O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e surgiu da necessidade de se construir processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação, baseada nos princípios da moderna administração pública e de modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino, buscando assim, qualificar os gestores das escolas da educação básica pública, a partir do oferecimento de cursos de formação a distância. A formação dos gestores é feita por uma rede de universidades públicas, parceiras do MEC.
O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública tem como objetivos gerais: Formar, em nível de especialização (lato sensu), gestores educacionais efetivos das escolas públicas da educação básica, incluídos aqueles de educação de jovens e adultos, de educação especial e de educação profissional. Contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social. Como resultado dessa iniciativa, o MEC espera a melhoria dos índices educacionais das escolas e municípios atendidos.
O Programa Nacional Escola de Gestores na Educação Básica, abrigado no CEFORT, faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação - PDE/MEC, e é realizado por intermédio da Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC. Instituído em diversos estados brasileiros, o projeto possui como objetivo formar, por meio de curso de especialização (lato sensu), Dirigentes (Diretores e Vice-Diretores) e Coordenadores Educacionais que atuam nas escolas públicas de educação básica das Redes Públicas de Ensino, incluídos aqueles inseridos na educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional, contribuindo para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e administrativo desses profissionais.
O Programa surgiu como resposta à necessidade de se construir processos de gestão escolar ajustados com a proposta e a concepção da educação escolar com qualidade social, proporcionando ações que permitam aos gestores a apropriação constante de novos conhecimentos, e de meios e recursos pedagógicos e tecnológicos para aperfeiçoar as atividades nas escolas, bem como a relação com a comunidade local.
Para isso, o projeto utiliza-se de ambiente virtual de ensino aprendizagem em processos didáticos pedagógicos semipresenciais e à distância (EAD), baseando-se nos princípios da moderna administração pública e em modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino. O conjunto de ações que constituem o Programa Nacional Escola de Gestores foi iniciado em 2005, a partir do curso piloto de extensão em gestão escolar, ofertado pelo INEP, desenvolvido por um grupo de especialistas em educação à distância, cuja meta consistiu em envolver 400 gestores de escolas públicas, em uma carga horária de 100 horas. Em 2006, o programa passou a ser coordenado pela SEB/MEC, dando início ao curso de pós-graduação em gestão escolar, com carga horária de 400 horas, realizado por meio da EAD, voltado para a formação continuada de dirigentes da educação básica. Essa iniciativa beneficiou 4 mil gestores, sob a responsabilidade de 10 instituições públicas de ensino superior (IPES). Atualmente, o curso é conduzido por 27 IPES, dentre elas, a Universidade Federal do Amazonas, por meio do CEFORT.
...