TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO

Por:   •  13/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL – IESP ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

DISCIPLINA

LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO E DELEGAÇÃO.

ANDRÉ RODRIGUES DOS SANTOS

Licenciatura em Pedagogia pela FACEDI (Faculdade de Educação de Itapipoca)

ITAPIPOCA – 2021

PLANO DE GESTÃO ESCOLAR

  1. 0. IDENTIFICAÇÃO DO (A) DIRETOR (A): Francisca da Silva

  1. FORMAÇÃO: Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Línguas Renascer

  1. ENDEREÇO RESIDENCIAL: Rua Maximiliano Queiroga,  201, Bairro Bela Vista, São Judas do Norte.

1.3. TELEFONE: (77) 99521 0000

1.4. EMAIL: francisca.s@hotmail.com

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

  1. ESCOLA: EEB Clarice Lispector
  1. CIDADE: São Judas do Norte
  1. ENDEREÇO: Localidade Canto Alegre
  1. QUANTIDADE DE TURMAS: 09
  1. MODALIDADES ASSISTIDAS: Educação, Anos Iniciais e Anos Finais.
  1. 6. TURNOS TRABALHADOS: Manhã e Tarde

DIAGNÓSTICO DA ESCOLA

A EEB Clarice Lispector, localizada na comunidade de Canto Alegre, na cidade de São Judas do Norte, possui atualmente 352 (Trezentos e cinquenta e dois) alunos, distribuídos nas modalidades de Educação Infantil, Fundamental I (Anos Iniciais) e Fundamental II (Anos Finais). A referida escola possui 29 professores, que lecionam do Infantil II ao 9º Ano, do Ensino Fundamental. Nesta instituição trabalham 21 funcionários, sendo eles, 02 (dois) vigias, 02 (dois) porteiros, 04 (quatro) merendeiras, 06 (seis) serviços gerais, 02 (duas) secretárias escolares, 02 (dois) agentes administrativos, 02 (dois) instrutores de informática e 01 (um) professor de apoio. Ainda temos 01 (uma) Diretora e 01 (uma) Coordenadora Pedagógica. Na escola existem 21 salas de aula. Ainda temos 05 salas extras, onde funciona 01 (uma) sala de leitura, 01 (uma) brinquedoteca, 01 (um) laboratório de informática, 01 (uma) quadra esportiva.

A maioria das famílias reside próximo à escola, sendo que algumas residem em localidades mais distantes. Temos a Diretora e a Coordenadora Pedagógica que residem próximo à escola, assim como também, 18 (dezoito) professores e os 21 (vinte e um) funcionários. Portanto, somente 10 (dez) professores se deslocam da sede do município, em transporte escolar para lecionarem na escola.

DIMENSÃO FÍSICA

A EEB Clarice Lispector é constituída também de bens móveis e imóveis, cabendo ao Núcleo Gestor, gerenciar, cuidar e zelar por todo e qualquer patrimônio escolar, buscando oportunizar todos os professores, alunos e funcionários, bem como, toda comunidade escolar, o bom uso desses equipamentos e espaços que a mesma possui. Na escola, existe o espaço físico com o prédio, dividido em salas, cantina, refeitório, pátio e quadra coberta. Como bens móveis, a escola dispõe de armários, birôs, carteiras para alunos, cadeiras, material de cozinha, material de secretaria, máquina de xerox, TV, mesas, gelágua, 02 (dois) bebedouros, material pedagógico, 02 (dois) computadores. Todo esse material foi tombado pela Prefeitura Municipal de São Judas do Norte e está disponível para uso diário na escola.

PROJETO

“Família e Escola: Todos juntos na construção do conhecimento!”.

O Projeto acima citado envolve três eixos norteadores que ressaltam a necessidade de um trabalho coeso e contínuo de escola com a família, onde ambas poderão e deverão estar juntas, com o objetivo de gerar uma educação de qualidade, através do desenvolvimento das muitas habilidades que devem estar presentes no aluno. Esse educando deverá ser acompanhado, estimulado e levado á geração de conhecimentos, que servirão de base para anos posteriores e principalmente para sua vida como cidadão. Os eixos citados, se entrelaçam, formando elementos primordiais para o acesso a esse conhecimento. São eles:

EX1: INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA.

É notório, desde sempre, que família e escola devem está em sintonia para que o processo de aprendizagem seja satisfatório. Portanto, a interação entre família e escola, é uma relação necessária.

EX2:        A        GESTÃO        ESCOLAR        E        A        LIDERANÇA        DO        DIRETOR:        DESAFIOS        E OPORTUNIDADES

Todos os elementos que formam uma instituição escolar são extremamente necessários para facilitar todo o processo de ensino, mas, o papel do gestor é imprescindível para o cumprimento de todas as ações relacionadas ao mesmo. É ele, o gestor, que deve desafiar e oportunizar a todos com os subsídios existentes para o alcance dos objetivos, já que o mesmo se encontra a frente de todo o processo e deve ter como missão e realização do projeto.

EX3: GESTÃO ESCOLAR: MOTIVAÇÃO, ATITUDES E POSSIBILIDADES PARA MELHORAR RESULTADOS.

Como já foi citada, a ação do gestor é essencial. Portanto, deve ser ele quem deve motivar, agir e possibilitar recursos para a melhoria dos resultados da escola.

JUSTIFICATIVA

O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar é um componente importante para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem e para a garantia da qualidade de vida da criança e do adolescente, assegurando a sua saúde, lazer e segurança em casa e na escola. Assim. Essa comunhão de família e escola se faz realmente necessária e lógica. Caminhando de mãos dadas irão proporcionar cidadãos aptos, livres, conscientes.

MISSÃO

A Educação é o meio que permite ao homem formar-se e construir-se num ser digno e consciente de suas ações. É através da Educação que ele constrói a sua cidadania e interage com o meio, com o outro, e, poderá ou não, transformar a sua vida e sociedade.

Hoje, entendemos que a escola deve estar voltada para a formação de um ser humano crítico e autocrítico, pautado em princípios éticos, de valorização da dignidade e dos direitos humanos, bem como de respeito às diferenças individuais e socioculturais, capaz de mobilizar-se por aspirações justas visando ao bem comum. Em outras palavras, a constituição de identidades autônomas, sujeitos em situação, dotadas de competências e de princípios: cidadãos. Consciente de seu papel, a EEB Clarice Lispector tem uma contribuição decisiva a dar no processo de construção da cidadania, acreditando que a atuação solidária de pessoas autônomas pode levar à melhoria da sociedade. Consciente também de que não é a única instância para dar conta da problemática social, inclusive porque é parte desse contexto, a comunidade escolar deve estar alerta para a complexidade do mundo contemporâneo. E deve contar sempre com a família para cumprir a missão que lhe é dada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com