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O PLANO PARA O PROJETO

Por:   •  9/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.001 Palavras (9 Páginas)  •  139 Visualizações

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SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

3.        PLANO PARA O PROJETO        8

2        CONCLUSÃO        12

3        REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

As metodologias ativas no trabalho com brincadeiras e jogos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental se faz muito importante para exploração do tema corpo e movimento na escola quando se considera que jogos e brincadeiras podem e devem ser utilizados como instrumentos para auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças.

Sabe-se que as aulas expositivas por muito tempo foi um modelo de ensino muito explorado por muitas escolas. Dessa maneira, o professor era o único responsável por conduzir a aula e os alunos participavam de forma passiva. O principal impasse nesse cenário é fazer com que os alunos se mantenham motivados, interessados e engajados.

Já as metodologias ativas consistem na mudança do paradigma do aprendizado e da relação entre o aluno e o professor. O aluno passa então a ser o protagonista e transformador do processo de ensino, enquanto o educador assume o papel de um orientador, abrindo espaço para a interação e participação dos estudantes na construção do conhecimento.

A formação de indivíduos críticos e criativos exige a transformação das concepções, consciente ou não, que orientem a prática do professor em questões como: o que é aprender, como se adquire conhecimento, como se desenvolve a inteligência, quais os procedimentos e qual o papel do professor reservado nesse processo. Para isso novas tendências metodológicas surgiram entre elas os jogos e brincadeiras.

Dessa forma pretende-se nesse texto relatar qual a importância do uso de jogos nas aulas, como esses devem ser realizados e qual a visão dos professores sobre esses. Mostrando que o jogo quando bem orientado, auxilia o desenvolvimento de habilidades tais como: observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposição, reflexão, tomada de decisão, organização e argumentação.


  1. METODOLOGIAS ATIVAS NO TRABALHO COM BRINCADEIRAS E JOGOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A metodologia ativa busca estimular a autoaprendizagem e a curiosidade dos alunos para a pesquisa, a reflexão e análise para a posterior tomada de decisão. Ou seja, o aluno se torna o centro das ações e passam a serem considerados sujeitos históricos, com papéis ativos em sua aprendizagem e que possuem suas vivências, saberes e opiniões tomadas como ponto de partida para a construção de seu conhecimento.

Nesse contexto vale refletir que: a educar não consiste apenas no repasse de informações, mas de ajudar o indivíduo a construir seu próprio conhecimento, a ter consciência de si mesma e da sociedade em que vive aceitando-se como pessoa e procurando aceitar os outros. Através da educação a pessoa descobrirá novos caminhos e poderá escolher o que estiver mais próximo da sua visão de mundo.

O jogo certamente é uma atividade desencadeadora de diversas atitudes e habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisões, argumentação e organização.

Estudos comprovam que por meio das brincadeiras e jogos, o professor pode também, observar as expressões corporais e verbais, analisando a emoção e o prazer que a criança sente, na realização dos desafios propostos, as noções, as ideias que estão formando durante a brincadeira ou no jogo, e o seu significado. Através dessa observação, o educador terá meios para avaliar o desenvolvimento cognitivo da criança.

Dentro da visão das metodologias ativas deve-se então priorizar o trabalho em grupo, incentivando a interação entre as crianças e o professor e também entre eles. No processo de discussão entre eles, pode se favorecer a participação, cooperação, auxílio e respeito mútuo, a crítica, o escutar o outro e suas ideias, promovendo situações em que o pensar criticamente seja a tônica do processo. Nessa troca de pontos de vista e opiniões as crianças descentram-se e voltam a repensar sob outra ótica e assim pode coordenar seu modo de ver outras opiniões.

Por meio dos jogos os alunos aprendem a se integrar e a interagir no meio social do qual fazem parte, desprendendo-se aos poucos do egocentrismo – natural da infância - relacionando-se melhor com os colegas, respeitando suas divergências, suas opiniões, enfim, 7 valorizando os colegas como eles são; dessa forma, aprendem também a se conhecer melhor, percebem que têm limites e que esses limites, quando bem trabalhados, refletem no respeito mútuo, que é a base para um bom relacionamento, transformando-os em alunos conscientes, preocupados com sua formação, sendo, assim, envolvidos no processo de construção da cidadania.( Silva, 2004).

De acordo com os princípios da metodologia ativa o professor deve planejar para que as atividades geradas pelo jogo se constituam em desafios, sendo capazes de gerar conflitos cognitivos, estimulando a ação, envolvendo os estudantes e estabelecendo um clima de diálogo entre eles e, consequentemente, motivando-os mais, pois a cooperação e a interação social são também propiciadoras de aprendizagem.

Brenelli (1996), ao tratar do uso didático de jogos, lembra que a aprendizagem depende da existência prévia de estruturas lógicas, mas a intervenção adequada do professor pode promover o desenvolvimento do sujeito, mesmo que tais estruturas não sejam suficientemente sedimentadas.

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