O PROJETO DE LEITURA
Por: Lucilene Almeida • 20/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 194 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO - UEMASUL[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E LETRAS - CCHSL
LITERATURA MARANHENSE
ANDERSON DOS SANTOS BRAGA
LEITURA E RELEITURA
IMPERATRIZ - MA
2017
ANDERSON DOS SANTOS BRAGA
LEITURA E RELEITURA
Projeto de leitura apresentado à disciplina de Literatura Maranhense para obtenção da 3º nota – V Período de Letras Literatura.
Orientador: Lilian Castelo Branco
IMPERATRIZ - MA
2017
SUMÁRIO
- IDENTIFICAÇÃO 04
- JUSTIFICATIVA 05
- OBJETIVO 05
3.1 Geral 05
3.2 Específico 05
- METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO 06
- RECURSOS 07
- CONTEÚDO PROGRAMÁTICOS 07
- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 08
REFERÊNCIAS 09
1 IDENTIFICAÇÃO
Tema: Leitura e releitura
Autor: Anderson dos Santos Braga
Orientador: Lilian Castelo Branco
Universidade: UEMASUL
Público alvo: Alunos do 6º ao 9º anos
Período: Junho
Sobre a autora do livro escolhido para leitura :
Natural do Maranhão, Lilia Diniz reside no DF desde 1997. Iniciou profissionalmente no teatro no Movimento Escambo Teatral de Rua, no Rio Grande do Norte, durante a década de 90. Foi integrante do Grupo Teatral Roupa de Ensaio (Samambaia-DF). É escritora e tem cinco livros publicados de poesia. Licenciada em Educação Artística/Teatro pela Universidade de Brasília e Pós-Graduada em Gestão Cultural. Desenvolve pesquisa constante em Cultura Popular, especialmente nas linguagens de teatro e poesia, circulando em vários estados brasileiros difundindo a poesia popular.
Obra escolhida:
O “Mundo de Mundim” foi escrito em 1998 para um trabalho perfomático da autora sobre a importancia do livro. O trabalho ganhou outras dimensões e logo estava circulando na campanha de erradicação do trabalho infantil, em escolas e congressos de educação. Tendo sido, a autora, integrante do Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo no Distrito Federal e do Tribunal Internacional Contra o Trabalho Infantil no Brasil.
2 JUSTIFICATIVA
A leitura de obras literárias estão cada vez mais sendo deixadas de lado. Computadores, video-games, celulares e outros tipos de tecnologias tem contribuido bastante para esse afastamento. Além de uma vida moderna de tantas novidades que surgem e encantam os olhos de uma pessoa, há também a não disponibilidade de ambientes adequado na escola ou em casa para que se tenha contato com o livro e isso faz com que o hábito da leitura não seja praticada.
Dessa forma, para buscar uma melhor interação dos alunos do 6º ao 9º ano com os livros, para resgatar o prazer da leitura e além do mais, a valorização dos autores maranhenses, fez se a escolha da obra “Mundo de Mundim” de autoria de Lília Diniz, para mostrar que se pode encontrar emoção também nos livros carregada de questões sociais e da importância que os livros têm.
Hoje a informação é de principal importância para o desenvolvimento social e que além de informação o livro consegue fazer com que o leitor desenvolva outros tipos de conhecimento. Dessa forma, para incentivar os alunos a lerem e a recriarem a leitura, o estímulo é o principal passo para cativar esse público, fazendo com que se tenha um encantamento pelos textos e obras literárias praticando também a criatividade além de exercitar o domínio sobre a escrita.
3 OBJETIVO
Geral
Incentivar e estimular a leitura dos alunos e desenvolver o potencial cognitivo e criativo, mostrando as vantagens que um texto traz em relação a novos conhecimentos permitindo nova visão sobre o mundo.
Específicos
- Incentivar a leitura de obras de autores maranhenses;
- Apresentar a riqueza de conteúdos que há nas obras literárias;
- Mostrar textos que podem fazer o alunos a ver o quanto pode ser prazeroso ler e o quanto carregado de questões sociais ele pode conter além de desenvolver a criatividade.;
- Discutir sobre a importância do livro e refletir a cerca das oportunidades que nem todos têm de estudar.
4 METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO
Apresentar a autora e a obra aos alunos e logo em seguida fazer a leitura pausadamente para um melhor entendimento junto com os alunos com o objetivo de interação entre os alunos. Depois de fazer a leitura disponibilizar folhas aos alunos para que eles recrie a história, mas com pontos positivos de como seria se o personagem “Mundim” tivesse acesso a leitura de livros e ao invés de trabalhar ele estudasse e partilhasse de momento prazerosos em que uma criança tem direito, mostrando sempre a importância que o estudo traz para a vida de uma criança.
...