O PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA: UMA REVOLUÇÃO NO ENSINO.
Por: Viviane Stradiotto • 23/3/2016 • Projeto de pesquisa • 597 Palavras (3 Páginas) • 532 Visualizações
TÍTULO: O PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA: UMA REVOLUÇÃO NO ENSINO.
CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
TEMA: O psicopedagogo na escola: uma revolução no ensino. Sabe-se que mesmo a televisão mostrando o aumento do índice do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), a verdadeira aprendizagem acontece nas salas de aulas. E não é bem isso que observamos em nossas crianças. Deparamo-nos a cada ano com um número maior de alunos que apresentam graves problemas de leitura e escrita, sem contar com a matemática. Acredito que se houvesse um psicopedagogo em cada unidade escolar, pelo menos 70% desta defasagem seria suprida.
PROBLEMATIZAÇÃO: O número de alunos que apresentam dificuldades na alfabetização ao ingressarem às séries iniciais do ensino fundamental é destoante, e o pior não é isso, mas a falta de preparo do professor que leciona no Ensino Fundamental, pois em sua formação não consta a grade de alfabetização. Como ajudar? O que e como fazer? Sem saída, o aluno vai passando de ano em ano até desistir de estudar. Um sofrimento para pais, alunos e professores. Pais que não sabem o que fazer, professores que não conseguem resolver e alunos desmotivados e geralmente indisciplinados.
JUSTIFICATIVA: Um psicopedagogo na escola auxiliaria e muito o processo de ensino-aprendizagem. As salas de aulas constam com vinte e cinco alunos nas séries iniciais e uma professora. Sem contar que, atualmente, os alunos iniciam os estudos com seis anos de idade e em sua maioria em escolas sem estrutura alguma para acolhe-lhos. Uma professora só, nem sempre consegue resolver e acompanhar os problemas mais graves de aprendizagem e com isso o aluno vai passando de ano em ano sem auxilio. O coordenador pedagógico também não dá conta de auxiliar o professor devido a tanta burocracia que tem para resolver. E assim o caos está formado. Por isso ter um psicopedagogo que desenvolvesse seu trabalho junto aos professores e alunos da instituição seria realmente uma revolução, teríamos um especialista trabalhando com uma parcela de alunos durante uma hora por dia ou semana. O que, efetivamente, não acontece nas escolas.
OBJETIVOS:
Mostrar a necessidade de um psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem;
Fundamentar sobre a redução dos índices de dificuldades dos alunos no processo de ensino aprendizagem com o trabalho do psicopedagogo;
Auxiliar efetivamente o aluno com déficit na aprendizagem;
Apoiar pais e professores.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: A Psicopedagogia constitui-se em uma justaposição de dois saberes – a psicologia e a pedagogia - o que vai muito além da simples junção dessas duas palavras. Isto significa que é muito mais complexa do que a simples aglomeração de duas palavras, visto que visa a identificar a complexidade inerente ao que produz o saber e o não saber. É uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção do conhecimento.
Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar tem
...