O Papel Do Gestor Na Instituição Escolar
Por: Mailane Batista • 9/5/2023 • Projeto de pesquisa • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 296 Visualizações
O PAPEL DO GESTOR NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
Acadêmicos: Mailane Batista Rodrigues,
Seris Nascimento de Souza
Tutor Externo: : Ewerton Marinho de Aguiar
RESUMO
O presente estudo possui como objetivo identificar as práticas e a formação docente para o trabalho desenvolvido na Educação de jovens e adultos (EJA). O contexto da educação de jovens e adultos pode ser analisado sobre diversas perspectiva, cada foco de analise requer uma metodologia distante.
Partindo deste pressuposto, esse estudo buscou identificar as especificidades desta modalidade de ensino, seu público-alvo e as demandas para um ensino apropriado a esta variedade de idades e a importância de ser significativa.
O papel do professor no contexto educativo pode ser variado. O mesmo pode ser facilitador ou limitador da aprendizagem, tudo varia do modo como aborda os conteúdos e compreende as especificidades do seus educadores. A Educação de Jovens e Adultos com pratica educativa, já e por si é um avanço no modelo educacional. Contudo, ao analisarmos as especialidades destes campo educativo observa-se as inúmeras alterações que as aula se fazem necessário. Neste âmbito, destaca-se principalmente a importância de uma formação pedagógica adequada para este nível de ensino.
Palavras-chave: Educação, jovens e adultos
1. INTRODUÇÃO
Quando imaginamos sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA), muitos são os conceitos que surgem em nossa mente, visto que, esta etapa educacional se estabelece como uma político publica de inclusão social, e atende jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade própria. O trabalho desenvolvido nessa etapa requer uma contextualização maior, implicando em preparo maior do docente.Nesta perspectiva, vemos necessidade da formação docente para esta etapa educativa, visto que, em sua maioria os professores que atuam com EJA são os mesmos que lecionam para a educação básica e muitas vezes não possuem uma especialização ou um preparo para atender as necessidades do público do EJA.
Partindo deste pressuposto o presente estudo visa identificar aspectos indispensáveis para na formação docente para atuar no ensino de jovens e adultos, pautando o olhar no histórico do estudante, bem como na forma de abordar os conteúdos, visto que, os mesmos tem grande domínio da pratica, contudo faltam lhe as teorias. Deste modo, iniciamos contextualizando o EJA enquanto etapa educativa, e de sua importância para a formação dos jovens, atraindo-os para a educação e mostrando a importância daquele ensino.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O referido trabalho tem por objetivo mostrar a importância do gestor da instituição escolar. Podemos conhecer a sua prática estabelecendo uma ligação com a legislação e sua tomada de decisões nas funções e na análise de papéis a se seguir. Os poderes do diretor da escola saem reforçados ao mesmo tempo que aumentam sua responsabilidade. Devido a sua posição central na escola, o desempenho do seu papel exerce forte influência (tanto positiva, como negativa) sobre todos os setores e pessoas da escola.
Art., 37. A educação de jovens e adultos será destinado aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria.
§ 1° Os sistemas de Ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos Adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade Regular, oportunidades educacionais vida e de trabalho, mediante cursos e exames. (BRASIL.2020,p.29)
Sendo assim, a objetividade desta modalidade educativa e proporcionar um ensino qualificado as pessoas que buscam retornar aos seus estudos, buscando minimizar as barreiras existentes e transformar este ensino em algo qualificado. “O educador da EJA precisa descobrir quais são os gêneros textuais que os educandos estão familiarizados (oras ou escritos), quais são suas preferências e quais podem ser úteis para a vida em sociedade. Dessa forma, o educador da EJA precisa trazer, para suas aulas, textos informativos de diversas áreas do conhecimento, textos jornalísticos, literários, relatos históricos, dentre outros, sempre com finalidade de ampliar os conceitos e conhecimentos dos alunos” (PEREIRA, MATIAS, & BARRETTO, 2015).
Ao assimilar a teoria dos conteúdos estudados com a sua pratica, o estudante se sente motivado a buscar mais conhecimentos, ampliando seu repertorio e inspirando-se naquele que já sabe para continuar seus estudos.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Quando falamos em gestão escolar do futuro, estamos nos referindo a acompanhar as transformações da educação. Melhorar o ensino, otimizar os processos, diminuir a perda de tempo com trabalho manual na secretaria, melhorar a comunicação com a comunidade escolar e muito mais! Tudo com o apoio da tecnologia e acompanhando as inovações. De fato, o futuro da gestão está em oferecer mais agilidade e assertividade nos processos administrativos e financeiros, eliminando burocracias e implementando novos métodos de ensino que sejam adequados ao contexto dos alunos de hoje. Por isso, o diretor que opta pela gestão escolar do futuro precisa se preparar para ser o agente que coordena os processos internos para atingir um objetivo final. Além disso, compreender que será o responsável por conectar todos os setores da escola, garantindo que trabalhem alinhadamente.
...