O Papel Dos Jogos, Brinquedos E Brincadeiras Para A Inclusão De Crianças
Por: mariasilvan • 3/5/2024 • Relatório de pesquisa • 949 Palavras (4 Páginas) • 61 Visualizações
O presente pré-projeto com o tema “O PAPEL DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS REGULARES” busca discutir alguns aspectos gerais acerca do papel desempenhado pelos jogos, brinquedos e brincadeiras para a inclusão de crianças com deficiência em escolas regulares.
Para seu desenvolvimento parte-se do pressuposto que os recursos lúdicos constituem importante ferramenta para promover a socialização, a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, emocional, ético e estético de todas as crianças.
Sua realização justifica-se pela a compreensão de que a inclusão de alunos com deficiência em escolas comuns representa uma conquista educacional e humanitária e que todos os esforços devem ser desenvolvidos para que o acesso à escola represente um passo importante para o exercício da sua cidadania.
Todas as crianças ganham um processo de aprendizagem fundamentado no uso de recursos como jogos, brinquedos e brincadeiras, a esse respeito Brolesi afirma que:
O lúdico representa o processo de aprendizagem e descoberta do ser humano. A espontaneidade é o fator primordial para uma existência saudável, na qual o indivíduo amplia sua capacidade criadora, e um dos objetivos é criar situações de relaxamento, desenvolvendo sua liberdade de ação e atuação. [...] O lúdico tem grande valor educativo e pode ser utilizado na escola como um dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo com o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas. (BROLESI, 2015, p: 21)
A autora afirma que a educação fundamentada no uso de recursos lúdicos representa uma conquista e um investimento em um processo de aprendizagem que se apoia no protagonismo da pessoa que aprende que se torna sujeito do seu percurso e da sua aprendizagem ao mesmo tempo em que amplia sua criatividade e incentiva suas descobertas.
Nesse sentido, ressalta que materiais lúdicos representados por jogos, brinquedos e brincadeiras constituem importantes recursos didáticos que estão a disposição dos professores para potencializar a aprendizagem de todos os alunos.
Ao analisar a importância do ato de brincar para o desenvolvimento infantil Nunes afirma:
O brincar está presente na vida humana desde o nascimento e ocupa uma dimensão mais ampla do que pode ser mensurado pelos estudos científicos que primam pela lógica, racionalidade e técnica. Jogar ou brincar são fundamentais na interação do homem com seu meio e com os demais que participam desse meio. Ficam evidentes os processos de aprendizagem promovidos pelo brincar da criança, bem como, continuam presentes os benefícios do brincar – caracterizado principalmente pelos jogos – nas interações sociais que o homem continua mantendo por toda a sua vida. [...] A dimensão socializadora do brincar é salientada [...] essa necessidade como a primeira manifestada na criança ao manter contato com a mãe ou com quem a esteja substituindo. Estas interações são importantes por possibilitarem uma aprendizagem espontânea, em que a criança amplia progressivamente suas experiências junto aos objetos e pessoas que a rodeiam. (NUNES; 2006, p: 47-48)
Nunes destaca que o ato de brincar constitui uma das primeiras e principais formas que o ser humano usa para interagir com as pessoas/ objetos que estão no seu entorno e os benefícios dessa atividade para o desenvolvimento e aprendizagem é muito significativa.
O autor ressalta que a brincadeira possui uma clara natureza socializadora na medida em que proporciona as condições necessárias para que a criança, de forma progressiva, envolva-se em interações sociais onde consiga estabelecer laços emocionais, se apoderar de regras e da cultura do seu grupo social
Esses benefícios se estendem de modo semelhante às crianças com deficiência que, respeitando-se suas características peculiares também possuem as mesmas características e usufruem dos mesmos benefícios.
Neste artigo, procurou-se resposta para o seguinte problema: Os jogos, brinquedos e brincadeiras podem contribuir, significativamente, para a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares contribuindo para que consiga um melhor nível de aprendizagem e uma melhor inserção social?
Adotaram-se os seguintes objetivos norteadores:
Objetivo geral:
• Analisar o papel que os jogos,
...