O Papel do Gestor da Instituição Escolar
Por: Erika Ferraz • 7/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.918 Palavras (8 Páginas) • 1.093 Visualizações
O Papel do Gestor da Instituição Escolar
Emilly Prestes, Erica Ferraz e Chaiane de Souza
Letiane Lemes Nobre
RESUMO
São grandes os desafios na educação brasileira sob a responsabilidade da gestão escolar democrática, participativa e critica nas instituições de ensino. O trabalho do gestor escolar precisa ser uma ação coletiva, envolvendo a participação da equipe de forma integrada ao processo educacional na instituição, na busca de fazer cumprir os objetivos propostos, na solução dos problemas, nas tomadas de decisões, no monitoramento e melhoria da avaliação do plano de ação do processo educacional. Independentemente de ser atual, um dos maiores desafios que os gestores enfrentam é o de manter os professores motivados com a docência, além de manter a integração com a família para a orientação das crianças, num momento que a droga está quase fazendo parte da rotina escolar.
Palavras-chave: Gestão escolar, Recursos Pedagógico, Educação.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo entender os desafios que surgem no dia-a-dia de um gestor escolar e as suas competências, ira mostra como são grandes os desafios na educação sob a responsabilidade da gestão escolar democrática e participativa nas instituições de ensino, garantir uma educação de qualidade e gerar ações democráticas através de princípios e processos ligados a direção e organização da escola é um dos principais papeis da gestão escolar, mas para que isso aconteça os gestores passam por desafios todos os dias, ainda mais com as mudanças constantes da nossa sociedade. Os desafios da gestão escolar aumentam cada vez mais e ainda mais com as mudanças constantes do mundo, os desafios acabam mudando diariamente e com isso o gestor e a escola precisam se adaptar à nova realidade, com isso é natural que os gestores educacionais encontrem uma certa dificuldades no começo para atender às novas demandas.
2. Gestão Escolar
O gestor é responsável pelo planejamento e execução de todas as regras e ações dentro de uma instituição de ensino, ele é o profissional que cuida da qualidade do ensino de escolas por meio de diversas estratégias. Com liderança e elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola e facilita a construção do currículo escolar. O gestor tem como objetivo em seu trabalho promover parcerias entre a equipe de educadores envolvendo coordenadores, funcionários e, até mesmo, as famílias no processo de construção do plano de ensino. Ainda cabe ao gestor, acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos de maneira que seja capaz de detectar deficiências e, a partir daí, reorientar a prática pedagógica ajustando de acordo com as necessidades individuais dos estudantes e de seus funcionários
Os gestores lidam com grandes desafios no seu dia a dia envolvendo a escola. Um bom gestor deve ser um bom líder, que sabe comunicar e ouvir sugestões dos parceiros educadores e dos alunos. Um aprendizado democrático-participativo é construído com todos e cabe ao gestor entender as necessidades tanto do corpo docente quanto do discente e elaborar novas estratégias de educação na instituição. Um gestor educacional deve ter disciplina para analisar, orientar e solucionar da melhor maneira possível as complexidades dentro da escola, visando, além do seu crescimento como empresa, o crescimento e desenvolvimento do campo pedagógico. Sendo assim podemos se dizer que as principais funções do gestor escolar são:
- Cuidar da administração financeira da escola;
- Identificar as necessidades da instituição e buscar soluções;
- Gerenciar a equipe de educadores da instituição;
- Liderar a elaboração do projeto político-pedagógico, mobilizando toda a comunidade escolar;
- Prestar contas à comunidade;
- Acompanhar o cotidiano da sala de aula e o avanço na aprendizagem dos alunos;
- Atender os pais quando necessário;
- Incentivar e apoiar a implantação de projetos e iniciativas inovadoras.
Tendo isso em vista, cada instituição de ensino deve planejar e executar sua proposta pedagógica, administrar os recursos materiais da instituição, zelar pelo ensino-aprendizagem do discente e promover a integração entre a instituição e a comunidade.
2.1 Gestão Escolar Pedagógica
A gestão escolar pedagógica é dentro da instituição o centro de todo o funcionamento operacional, sejam na educação infantil, fundamental, ensino médio, profissionalizante, cursos livres ou de ensino superior. Pode-se dizer que a Gestão Pedagógica é a base estrutural da instituição de ensino, pois é responsável por gerir a parte educativa ao estabelecer as diretrizes do ensino, metas a serem atingidas e os conteúdos das grades curriculares.
Lück (2009, p. 95) ao caracterizar a função do gestor pedagógico dentro do contexto escolar, analisa que:
...