O Papel do Pedagogo
Por: Thiago de Sousa da Silva • 25/7/2017 • Trabalho acadêmico • 737 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
O papel do pedagogo:
.
(Libâneo, 2005) Por isso a pedagogia não se pode eximir de se posicionar claramente sobre qual direção a ação educativa deve tomar, sobre que tipo de homem pretende formar. Do ponto de vista do autor isso é o que justifica a existência da pedagogia como área do conhecimento, cuja especificidade é realizar uma reflexão global e unificadora da realidade da educação. [1]
A educação infantil:
(MEC, 2013) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é um direito humano e social de todas as crianças até seis anos de idade, sem distinção alguma decorrente de origem geográfica, caracteres do fenótipo (cor da pele, traços de rosto e cabelo), da etnia, nacionalidade, sexo, de deficiência física ou mental, nível socioeconômico ou classe social. Também não está atrelada à situação trabalhista dos pais, nem ao nível de instrução, religião, opinião política ou orientação sexual. Ela é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
O lúdico: Conforme Arcury: "Por meio das brincadeiras, reeditamos nossa vida de forma prazerosa." é através das brincadeiras de faz de conta, as brincadeiras em grupos e individuais, com intervenção ou sem intervenção dos adultos, através da musica, da dança e outras atividades lúdicas, que em muitos casos identificamos emoções, sentimentos, desejos, frustrações e limitações das crianças pequenas.
O ludico é uma outra ferramenta fundamental no processo educativo infantil pois também auxilia nas expressões dos pequenos.
A melhor terapia para as crianças é o brincar. É a partir das brincadeiras que a criança cumpre o seu papel de ser criança se construindo de maneira harmoniosa e natural.
A ludicidade é importantíssima para a educação infantil pois:
“Tal como as personalidades dos adultos se desenvolvem através de suas experiências da vida, assim as crianças evoluem por intermédio de suas próprias brincadeiras e das invenções de brincadeiras feitas por outras crianças e por adultos. Ao enriquecerem-se, as crianças ampliam gradualmente sua capacidade de exagerar a riqueza do mundo externamente real. A brincadeira é a prova evidente e constante da capacidade criadora, que quer dizer vivência.” (WINNICOTT, 1982, pág. 163)
O ambiente escolar:
Educar não é deixar a criança fazer só o que quer (ou seja, buscar a saciedade). Educar dá mais trabalho do que simplesmente cuidar dela porque é prepará-la para a vida. A vida da criança é regida pela vontade de brincar, de fazer algo. A cada movimento, está descobrindo a vida e os valores, num processo natural de aprendizagem.” (Içami Tiba, 2007)
Antigamente o papel de educar era exclusivo da família, hoje existe uma nova sociedade, um novo modo de educação, muitos pais e mães precisam trabalhar logo quando a criança ainda é muito pequena, neste
...