O Processo De Decodificação Da Leitura Em Sala De Aula Na Educação Infantil E Nos Anos Iniciais
Por: Paulalbino • 7/5/2023 • Artigo • 3.131 Palavras (13 Páginas) • 104 Visualizações
GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
FAVENI
ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
KARINA PEREIRA DO CARMO CODEÇO
O PROCESSO DE DECODIFICAÇÃO DA LEITURA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS
AIMORÉS – MG
2022
KARINA PEREIRA DO CARMO CODEÇO
O PROCESSO DE DECODIFICAÇÃO DA LEITURA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS
Artigo apresentado à FAVENI, como exigência para obtenção do título de Pós-Graduação em Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais.
AIMORÉS – MG
2022
O PROCESSO DE DECODIFICAÇÃO DA LEITURA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS
KARINA PEREIRA DO CARMO CODEÇO
RESUMO
Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância da leitura em sala de aula, pois a leitura não é uma atividade simples, ela implica numa série de atitudes que inclui, além da decodificação das letras e palavras, atenção, interpretação, compreensão, empenho e postura crítica. Levar o aluno a ter prazer em ler, aguçar sua criatividade e sua curiosidade, para fazê-lo leitor de mundos, é um procedimento que o educador deve ter sempre em mente, pois só assim teremos sujeitos mais críticos no contexto social, fazendo a diferença entre as futuras gerações de leitores. A leitura de jornais, contos e poesias, dentre outros materiais didáticos, dá ao infante uma maior clareza do cotidiano, sendo que está inserida na vida de todos a seu redor. Além disso, a cada instante, a sociedade terá sempre algo a dizer sobre o que ouviu a respeito de determinada notícia ou história contada, da atualidade aos tempos mais remotos. O estudo visa ampliar a visão do educador aumentando as chances de tornar mais eficaz o processo de ensino aprendizagem da leitura na educação infantil e nos anos iniciais, permitindo melhores condições de realizar a prática pedagógica em sala de aula.
Palavras-chave: Leitura. Atitude. Sala de aula. Encantamento.
Introdução
A partir do tema escolhido, a primeira atividade foi aprofundar e compreender as diferentes concepções teóricas da leitura em sala de aula. A leitura requer múltiplas habilidades que envolvem, além de decodificação de palavras, a interpretação e a compreensão do texto.
Pela leitura é que se proporcionam formas de melhorias na educação, utilizando os mais variados recursos e metodologias inovadoras. O ato de ler e escrever desempenha um importante papel político e social na formação das sociedades.
Pode-se perceber que a literatura é indispensável na escola como meio necessário para que a criança compreenda tudo o que acontece ao seu redor, e para que sejam capazes de interpretar diversas situações e escolher os caminhos com os quais se identifica. Apesar de todos os problemas funcionais e estruturais, é na escola que as crianças aprendem a ler; muitas têm no ambiente escolar, o primeiro contato com a leitura. Assim sendo, fica claro que a escola é um ambiente privilegiado para a formação do leitor.
Através do estímulo e do gosto pela leitura, educadores estão contribuindo para a construção de uma cidadania plena na vida de seus alunos. Quando motivam a leitura nas séries iniciais tendem a formar leitores efetivamente comprometidos com a prática social consciente.
Ressalta-se aqui a questão da formação docente como um dos principais entraves a uma prática educativa de qualidade, especialmente no que se refere ao ensino da leitura. Entende-se que, ainda que todos os quesitos ideais necessários a uma prática de ensino da leitura fossem efetivados na escola, indispensável seria a presença de professores leitores que sentissem prazer na leitura, que fossem bem-informados e instrumentalizados para tal prática.
A leitura sempre foi uma preocupação no Brasil, sendo que a maioria não tem costume ou hábito de ler, no entanto deve ficar claro que a aprendizagem da leitura é um processo de grandes proporções que envolvem vários sistemas e habilidades linguísticas perceptuais e cognitivas.
De acordo com Valet (1999, p. 56), “existe um problema de aprendizagem quando o desempenho oral do indivíduo ou sua realização em uma habilidade qualquer está abaixo de sua capacidade ou potencial”.
Ilustrando a concepção de acordo com o autor, quando o aluno apresenta um rendimento de aprendizagem não satisfatório, é por existir um problema que o impossibilita de aprender. O professor, ao detectar tal dificuldade, deve buscar oportunidades para que este venha superar suas dificuldades.
Ao refletir sobre este ponto, percebe-se que a leitura formal é somente uma das leituras que já se tem. Antes de aprender a decodificar as letras para compreender as mensagens, as crianças já fazem, desde pequeninas, uma leitura do mundo.
No entanto, é necessário que se pratique a motivação, pois é muito importante o estímulo à leitura e isso, em diversos aspectos, pois o ato de ler não apenas estimula o processo de leitura e escrita, mas também desenvolve valores. Mediante esse quadro, neste estudo questões teóricas de diversas fontes sobre leitura serão reunidas para uma conversa teórica sobre o assunto.
DESENVOLVIMENTO
A literatura brasileira, para a infância, é muito rica e diversificada, pela variedade de tipos de textos, tanto pelo grande número de poetas que tem por todo país como por contos regionais diferenciados que estão impregnados na cultura brasileira e que são levados aos infantes por seus familiares.
Essa presença atende a diversos fatores: a tradição do verso em composições dirigidas à infância, a crença de que escrever poemas é fácil e basta colocar rimas em final de linha e se terá um poema infantil, e a tendência natural da criança para o ritmo, a metáfora e a criatividade, que tem que ser instigada pelo professor.
...