O Projeto Intervenção
Por: leticia1977 • 14/11/2017 • Projeto de pesquisa • 944 Palavras (4 Páginas) • 639 Visualizações
FACULDADE GUARAÍ / INSTITUTO EDUCACIONAL[pic 1][pic 2]
SANTA CATARINA
BRINCANDO TAMBÉM APRENDE
Letícia Alves Batista da Silva
Valcilene Rodrigues
GUARAÍ- TO
2017
1 – PROJETO DE INTERVENÇÃO
- – Tema: Brincando também aprende
- – Local: Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela
- - Modalidade: Educação Infantil
- - Público Alvo: Alunos da Educação Infantil
- - Coordenadoras do Projeto: Letícia Alves Batista da Silva
Valcilene Rodrigues
- – OBJETIVO GERAL
Possibilitar no educando o despertar da aprendizagem significativa de forma dinâmica, interativa e prazerosa, tendo como base, diversos tipos de brincadeiras dirigidas e livres através da música e dinâmicas variadas.
Promover através das brincadeiras a interação, a criatividade, agilidade e o aprender a conviver.
- – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Constituir a interação dos alunos;
- Estruturar a criatividade e a agilidade
- Desenvolver a oralidade
- Desenvolver o gosto pelo brincar em grupo
- – JUSTIFICATIVA
Todo o profissional da escola deve estar atento ás múltiplas inteligências e utilizar todos os recursos possíveis para estimular os alunos para a construção do conhecimento. O uso de materiais concretos e diversos tipos de brincadeiras no processo de aprendizagem são de suma importância, pois é captando habilidades pelos dedos das mãos e dos pés, enfim pelo seu próprio corpo, tornando –se assim a aprendizagem mais significativa.
O educador deve dirigir a sua prática docente com intencionalidades baseadas no conhecimento que tem do desenvolvimento infantil. MELLO (2006).
A importância do projeto é revelar que a brincadeira, os brinquedos e os jogos são ferramentas e parceiros que desafiam a criança possibilitando as descobertas, por este valioso motivo é que este projeto foi pensado.
- – METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva oferecendo aos alunos um ambiente lúdico com brincadeiras dirigidas, utilizando regras para que as crianças criem um laço afetivo e respeitoso mantendo assim uma convivência harmônica e saudável.
APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS
Definir o campo da pesquisa – no caso, apenas uma creche, para a qual
emitiremos toda atenção e buscaremos compreender a dinâmica entorno das brincadeiras nos discursos e nas práticas, não foi uma escolha aleatória.
Com o intuito de iniciar, dar procedimento e concluir esta pesquisa, estabelecemos alguns critérios para escolher qual instituição de Educação Infantil seria a mais adequada para o desenvolvimento da pesquisa.
Os critérios estabelecidos foram: maior quantidade de alunos nas faixas etárias ou em processo de formação inicial. Também, para viabilizar nossas futuras intervenções, as crianças deveriam ser atendidas por agrupamentos, tendo como critério a idade e que atendesse crianças de três anos de idade.
MÉTODO DE PESQUISA
Os primeiros contatos que possibilitaram o desenvolvimento desta pesquisa na creche foram informais com a coordenadora. O primeiro contato foi somente uma conversa, cujo assunto predominante versou sobre a Educação Infantil em geral e o destaque da creche no município. As entrevistas foram realizadas com a equipe responsável pela creche, composta por uma diretora e uma coordenadora pedagógica. Ambas possuem Pedagogia por formação inicial.
A escolha desta metodologia justifica-se por acreditarmos que serão possibilitadas à professora, transformações qualitativas no fazer pedagógico quanto ao uso das brincadeiras. Não as tornando, assim, dependentes da presença de um pesquisador, mas após o processo de intervenção, possam inserir na prática pedagógica do dia a dia.
...