O Projeto Lúdicidade
Por: Vilmafn • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 783 Palavras (4 Páginas) • 345 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Projeto
O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO
ALESSANDRA EVARISTO MACEDO – RA: 4337819612
DIENEFER FERREIRA – RA: 3808609410
RAFAELA CAROLINA DE MORAES – RA: 6945451934
MARCIA FERNANDES JORGE – RA: 3876764865
VILMA FERREIRA NOGUEIRA – RA: 4300077108
Elizângela Siqueira
Profª. Tutora a distância
Andréia Ribeiro Fernandes
Profª. Tutora presencial
CAMPINAS/SP
Abril
2015
Tema:
O Lúdico na Alfabetização – A Ludicidade se define pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos: o jogo o brinquedo e a brincadeiras.
Justificativa:
O professor como mediador no processo de aprendizagem, vai propor práticas pedagógicas que estimule e proporcione aos alunos a aprendizagem de forma significativa.
Habilidades pedagógicas que estimule a curiosidade, a autoconfiança e autonomia.
O brincar contribui muito, faz parte da infância, desenvolve a linguagem, concentração, o intelecto.
Por entender que o lúdico contribui muito no processo de alfabetização dos alunos, por compreender que é o modo mais prazeroso de desenvolver o aprendizado, por despertar mais interesse, os alunos ficam mais envolvidos socialmente, asatividades lúdicas torna o ambiente mais agradável, motivador, possibilita a aprendizagem. Nessa perspectiva, Cória-Sabini (2004) destaca que na prática de jogos na escola, as crianças criam e estabilizam seus conhecimentos sobre mundo.
A intenção é a formação da identidade e autonomia, a superação dos próprios limites.
Problematização:
As dificuldades no sistema educacional e a desmotivação dos alunos, nos faz recriar alternativas para superar tais dificuldades.
Sendo o aprendizado um processo constante entre o educado e o educando, a construção, o conhecimento e toda a complexidade, seja no aspecto cognitivo, sensorial, teórico, afetivo e social, tem ser motivadora e prazerosa.
Como podemos, no ambiente educacional, fazer o lúdico deixar de se visto como brincadeira, ser levado a sério?
Podemos levar a ludicidade na alfabetização como recurso pedagógico, sem ser visto como um passa tempo?
Objetivos:
A alfabetização é a fase onde se inicia o processo de formação intelectual e pessoal da criança, e começa na escola. Por este motivo, esse período não deve ser marcado apenas como mais uma etapa de sua vida.
Objetivo geral:
Refletir a importância da ludicidade na prática pedagógica como facilitadora de processo ensino e aprendizagem na alfabetização.
Objetivo específico:
O objetivo dessa pesquisa é de mostrar e argumentar na defesa dessa proposta, de que a importância do lúdico n no processo educacional de alfabetização, muito necessário para desenvolvimento intelectual e social da criança, dando condições e autonomia de uma nova forma de se aprender.
Identificar e analisar as necessidades existentes dentro da escola para implantar a cultura do lúdico, mostrando assim que o lúdico não é apenas “brincar por brincar” e sim um “brincar sob uma perspectiva pedagógica”, mostrando assim a importância de otimizar a prática pedagógica, facilitando a inclusão do jogo e a brincadeira na escola, levando em consideração o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, os quais estão fortemente interligados.
Almeida (1978) afirma que os jogos não devem ser fins, mas meios para atingir objetivos. Estes devem ser aplicados para o benefício educativo.
Metodologia:
Esta pesquisa define-se como bibliográfica que segundo Lakatos e Markoni (1993, p.66):
trata-se do levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado, em livros, revistas, jornais, boletins, monografias, teses, dissertações (...), com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material já escrito sobre o mesmo.
...