O Projeto de Intervenção
Por: Laide Lacerda • 22/3/2020 • Projeto de pesquisa • 2.081 Palavras (9 Páginas) • 219 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
LAIDE SOUSA LACERDA
LAISSE SOUSA LACERDA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Dificuldades de aprendizagem na turma Pré II
QUITERIANÓPOLIS-CE
2019
Laide Sousa Lacerda
Laisse Sousa Lacerda
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Dificuldades de aprendizagem na turma Pré II
QUITERIANÓPOLIS-CE
2019
1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
TÍTULO DO PROJETO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Dificuldades de aprendizagem na turma Pré II.
RESPONSÁVEL(IS): Laide Sousa; Laisse Sousa.
PÚBLICO ALVO: Educação Infantil
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 07/10 à 11/10
2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
INSTITUIÇÃO: Zacarias Bezerra do Nascimento
ENDEREÇO: São Pedro, município de Quiterianópolis-CE
TELEFONE: (88) 99813-3976
GESTOR(A)/DIRETOR(A): Maria Auristelia Ferreira de Santana
COORDENADORES(AS) PEDAGÓGICOS(AS): José Amário Gonçalves Soares
MODALIDADES DE ENSINO OFERTADAS: Educação Infantil níveis I e II, Ensino Fundamental níveis I e II, e Educação de Jovens e Adultos(EJA).
1 INTRODUÇÃO
O encantamento pela leitura pode ser despertado nos primeiros meses de vida; o bebê lê, claro que não uma leitura através de palavras, mas através de imagens. Desde quando a criança começa a enxergar, ela vê placas, rótulos, outdoors, embalagens, jornais, revistas; através deste contato ela vai identificando as escritas e formando o seu conceito de leitura.(BAMBERGER; RICHARD,1977, p.50)
As crianças não nascem com dificuldades escolares, mas elas aparecem ao longo do processo de aprendizagem, e a dificuldade na leitura como também na escrita tem sido reconhecida como um dos fatores que interferem no aprendizado e na auto-estima do aluno.
É importante notar que os indivíduos com essa dificuldade possuem outras habilidades e facilidades para aprender, permitindo a compensação e a superação das dificuldades iniciais. Isso indica que estes indivíduos não são “burros” como muitos os rotulam, e que podem alcançar o sucesso em sua vida social e profissional desde que recebam a atenção e orientações necessárias.
Assim, a postura adotada pelos professores em sala de aula pode ter um papel determinante na superação desta dificuldade. O professor deve transmitir à criança confiança e compreensão e evitar transmitir aflição e agonia diante das dificuldades que o aluno apresenta, buscando métodos adequados para orientar o conteúdo e facilitar a compreensão e o aprendizado.
Partindo dessa concepção, o presente projeto de intervenção está sendo desenvolvido na Escola Zacarias Bezerra do Nascimento, situada na localidade de São Pedro município de Quiterianópolis-CE, com alunos da Pré-escola(infantil V) que ainda apresentam dificuldades de aprendizagens tanto na leitura como na escrita. O trabalho busca reflexões e análises do processo de ensino/aprendizagem e a relação aluno-professor, como também, busca verificar o incentivo que é dada pela família às crianças com dificuldades no ato de ler e escrever, e propor soluções onde o professor/educador possa mediar e auxiliar seus alunos a superar tais dificuldades.
2 JUSTIFICATIVA
A escolha do tema resultou-se de reflexões em grupo pelo o assunto abordado, na busca de verificar soluções e práticas pedagógicas para ajudar os alunos que enfrentam dificuldades de aprendizagens na leitura e na escrita.
A falta de informação sobre essas dificuldades nas escolas agrava a falta de preparo dos professores para que estes possam trabalhar adequadamente com os alunos que apresentam essas dificuldades em ler e escrever. O interesse pelo tema surgiu da constatação de que muitos alunos não obtiveram êxito na escola principalmente na alfabetização, porque não conseguiam identificar letras e sons e, escreviam conforme pronunciavam e ouviam. Observamos que na turma estagiada do “infantil V” algumas crianças ainda tem dificuldades no reconhecimento e na compreensão da palavra escrita. Já outras crianças sentem dificuldades apenas no reconhecimento das palavras, e conseguem compreender uma explicação falada. Outro motivo é o fato que as letras são bastante semelhantes e o som que elas produzem, pois o aluno em sua dedução supõe que a letra sempre terá o mesmo som.
Outro grande problema relatado pela professora é justamente a falta de apoio dado pela família, pois, segundo à mesma algumas crianças não tem o incentivo e o acompanhamento dos pais, na qual, acabam priorizando que o filho faça outras tarefas, como as atividades de casa em vez de fazer as tarefas da escola.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Contribuir para o processo de alfabetização e letramento das crianças do Pré II que
apresentam dificuldades com a leitura e a escrita.
3.2 Objetivos Específicos
Caracterizar as dificuldades na leitura e na escrita relatadas pela professora sobre as crianças no Projeto;
Otimizar o círculo de leitura, fazer consultas com mais frequência na biblioteca, analisar novos métodos para a realização de atividades práticas que auxiliem as crianças diante das dificuldades na leitura e na escrita ;
Incentivar e verificar a participação dos pais no processo de ensino aprendizagem dos filhos.
4 REVISÃO DA LITERATURA
Ao longo deste estudo foi possível compreender de maneira objetiva as causas e consequências das tão conhecidas Dificuldades de Aprendizagem na Educação Infantil. O início da criança na vida escolar não é algo fácil. Isso se dá pelo fato de que ela passa a ver a grande transformação da sua vida a partir do momento em que ela sai de casa, da presença de sua família, para um ambiente que para ela, de início, é desconhecido, com pessoas também
...