O Projeto de Intervenção
Por: elopedagoga • 1/12/2022 • Trabalho acadêmico • 494 Palavras (2 Páginas) • 80 Visualizações
ELOISA GERVÁSIO SANTOS
RGM: 23897392
PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
UNIDADE II
O PNE possui 20 metas. Analise e cite duas metas do Plano e as comente,
analisando se você acredita ser possível que se efe tivem até o ano de
2024, prazo do PNE
A Lei 13.005/2014 aprovou a PNE que estará em vigor até o ano de 2024 tem como função ligar os esforços nacionais em regime de colaboração e seu objetivo é universalizar a etapa obrigatória que vai dos 04 aos 17 anos de idade. Essa lei visa elevar a escolaridade da população, diminuir os analfabetos e claro melhor o nível da educação no Brasil.
Após praticamente dois anos de pandemia, as escolas contam com uma defasagem educacional gigantesca. Então creio que ficará mais difícil que essas metas sejam cumpridas com excelência até o ano de 2024.
Contudo, a meta 5 fala sobre tentar alfabetizar as crianças até no máximo o terceiro ano do ensino fundamental. Creio que essa meta seja muito complexa para ser cumprida, pois sabemos que isso envolve muitos fatores que precisam ser levados em conta. A aprovação compulsória no meu ponto de vista já não cabe mais; ainda mais agora pós pandemia. A defasagem como já mencionado é grande demais. Crianças de primeiro e segundo ano que não passaram pelo processo de maturação da educação infantil. Pude ver isso de perto quando da realização do meu estágio.
Um relatório do próprio Plano Nacional de Educação reconheceu uma realidade preocupante pós pandemia, o nível de aprendizado está muito baixo.
Então o que antes já seria complicado ser cumprido após a pandemia ficou impossível. Crianças do 5º ano do fundamental I estão saindo e passando para o fundamental II sem conhecer as sílabas simples, sem saber ler e escrever. Imagine só as menores que não tiveram o 1º e o 2º ano?!! Praticamente impossível de se cumprir a meta cinco.
A meta de número 8 fala sobre aumentar a escolaridade média da população, ela prevê o aumento da escolaridade média da população dos jovens de 18 a 29 anos de idade no campo e entre os mais pobres para alcançarem no mínimo 12 anos de estudo. Hoje no Brasil o valor registrado está abaixo da meta estipulada para 2024.
Para os jovens que moram na zona urbana a escolaridade média chega a quase 11 anos de escolaridade, já os da zona rural a média é de apenas 8,5.
O intuito da meta é igualar a escolaridade média entre negros e os não negros, porque hoje a média para os não negros é de 11 anos de estudo e para os negros é de apenas 9,6 anos. Como podemos ver a diferença é bastante significativa.
E, infelizmente mais uma vez acredito que essa meta também não será cumprida, pelos mesmos motivos mencionados anteriormente e claro que pela desigualdade social que vivemos em nosso pais.
...