O Projeto e Pratica Pedagogicas
Por: Vivian D'abronzo • 24/9/2021 • Projeto de pesquisa • 921 Palavras (4 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
É HORA DA HISTÓRIA
NOME: VIVIAN MIRANDA D’ABRONZO RA: 2025312
POLO TATUÍ
ANO 2021
É HORA DA HISTÓRIA
Trabalho de intervenção pedagógica, realizado da disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da Instituição Universidade Paulista – UNIP.
Polo Tatuí
ANO 2021
- Sumário
- Tema4
- Situação Problema4
- Justificativa e Embasamento Teórico5
- Público-Alvo5
- Objetivos6
- Percurso Metodológico 6
- Recursos6
- Cronograma7
- Avaliação e Produto Final7
- Referências Bibliográficas8
- Tema
A importância da Leitura na Educação Infantil.
- Situação Problema
A leitura na educação infantil sempre foi fundamental, atualmente em nossa sociedade o uso da tecnologia está muito presente no seio familiar e social das crianças, e a leitura ficou ainda mais distante nos tempos atuais. O projeto É hora da História tem como objetivo a leitura em parceria com a família, resgatar a interação social, emocional e cognitiva da criança.
Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva. A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções, e sentimentos de forma prazerosa significativa.
A tecnologia não está acabando com a leitura, ela está acabando com leitores enquanto os conhecemos. Seu perfil pode apenas estar mudando, o que não é bom nem ruim. O fato é que muitos leitores ativos, novos ou experientes, têm dedicado cada vez mais tempo ao celular e a eletrônicos em geral. Isto é um fato que não podemos negar. Como a experiência nos ensina, não podemos estar em dois lugares ao mesmo tempo.
O intuito do projeto é criar o hábito de ler, e viajar para esse mundo da leitura.
- Justificativa e Embasamento Teórico
O objetivo desse projeto é desenvolver o interesse da leitura, com a escola sendo responsável pelas indicações e incentivos relacionados à leitura, proporcionando experiências positivas no início da alfabetização. A família também sendo colaboradora em oferecer a criança o contato com o livro, incentivando e despertando o desejo da criança em conhecer a história.
Segundo Rodrigues e Ferreira (2016) “O período de iniciação escolar é fundamental na percepção que a criança irá ter ao longo de sua trajetória escolar pelos livros” (RODRIGUES; FERREIRA, 2016, p.30). Ou seja, os autores reafirmam a importância do contato da criança com os livros logo no início de sua formação educacional. Queiroz e Tavares (2018) dizem que “a leitura é essencial no desenvolvimento intelectual, crítico e criativo dos indivíduos, de forma que ele possa promover as suas potencialidades, tanto no que se refere ao rendimento escolar, quanto no que tange à construção de sua personalidade”. (QUEIROZ: TAVARES, 2018, p 116). Mas uma vez ou autores citados constatam a relevância da leitura para o desenvolvimento do homem.
- Público – Alvo
- Educação de Ensino Infantil, primeira infância (0 a 3 anos)
- Família
- Sociedade
- Objetivos
Esse trabalho serve para o resgate da leitura, propiciando novas produções, uma leitura crítica, e sabendo da importância da leitura e todas as dificuldades apresentadas hoje por discentes e docentes o resgate da leitura, incentiva a criança a criar suas próprias histórias e a aplicar o conhecimento adquirido em novas situações de vida. Isso mostra que valorizar a importância da leitura na educação infantil ajuda no crescimento individual do aluno em todo processo educacional, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas
- Percurso Metodológico
As crianças descem para o lugar destinado ao projeto no momento da Contação de histórias, definindo o tema e os livros a serem utilizados.
Mensalmente uma professora e (ou) Monitora faz uma contação de história com o tema escolhido. Esse momento se difere das histórias do dia a dia, pois usam Cenário, Fantasias, Violão, Fantoches e tudo que possa ser utilizado para apresentação para que a hora da história fique mais envolvente.
Semanalmente, é feito um trabalho juntos aos pais para que leve o livro escolhido em sua sacolinha para a leitura aos fins de semana.
...