O RESGATE DOS JOGOS E BRINCADEIRAS DAS DIFERENTES GERAÇÕES NA MINHA REGIÃO
Por: marselha76 • 4/7/2018 • Trabalho acadêmico • 885 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1]
SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MARSELHA COSTA
O RESGATE DOS JOGOS E BRINCADEIRAS DAS DIFERENTES GERAÇÕES NA MINHA REGIÃO.
MARICÁ – RJ
2016
Resumo.
Este estudo foi desenvolvido com o tema ‘’O resgate dos jogos e brincadeiras nas diferentes gerações da minha região’’, de acordo com a metodologia de crônica.
Aqui apresentamos uma breve consideração sobre como era fácil à diversão entre as crianças onde não precisava de muito para brincar e se divertir, bastava usar a criatividade e as vivencias adquiridas das gerações passadas, nossas mães e avós sempre tinham muito a acrescentar e contribuir nessas vivencias. Muitas vezes não precisávamos de dinheiro ou algum objetos caros para fazer alguma brincadeira, a criançada sempre dava um jeitinho especial de se divertir com bem pouco. O mais importante era respeitar uma o espaço da outra e respeitar as regras que na maioria das vezes eram discutidas e planejadas ali mesmo na hora da diversão.
Palavras-chave: Resgate, Prazeroso, Valores.
Introdução
Qual a definição de belo afinal? O belo pode ser uma paisagem, uma obra de arte, uma mulher, pode ser uma criança, um objeto, pode ser tudo aquilo que apreciamos e nos deleitamos ao olhar, o belo pode ser.
Nome da brincadeira, cama de gato, pode se jogar em qualquer local, em casa, parque, pracinha, entre outros. A quantidade de participantes deve ser dois ou mais, estipula-se uma idade mínima de mais ou menos seis anos, pois a criança deve ter noção do intuito da brincadeira e agilidade nas mãos. Usa-se um barbante ou elásticos como instrumento da brincadeira, as áreas a serem estimuladas são coordenação motora, paciência, atenção e desenvolvimento cognitivo da criança. Objetivos, trabalhar em grupo e desenvolvimento da criatividade e habilidade.
Instruções de jogo: Corte um pedaço do barbante ou elástico e amarre as duas pontas. Coloque as duas mãos dentro do circulo e estique o barbante deixando os cotovelos dobrados e os braços paralelos, formando um retângulo. Este retângulo precisa estar apoiado logo acima dos nós dos dedos, quase nas pontas. O polegar fica de fora. Depois sem mexer na posição dos barbantes, use o polegar para ajudar a segurá-lo leve a mão da direita até a esquerda passando-a por baixo da lateral do barbante – de modo que ele faça a volta entre os dedos.
Faça o mesmo com a mão esquerda depois coloque o dedo médio por baixo dessa linha que se formou na palma da mão posta e estique-o novamente. Em cada lateral do retângulo se formara um X. A partir daí os jogadores se revezam na tentativa de retirar o barbante da mão do outro e desmontar o retângulo principal.
Desenvolvimento.
Trecho da entrevista realizada com a senhora Ana Lucia Sales Souza residente em Rio de Janeiro RJ, sobre sua infância.
Qual a relação você vê entre as brincadeiras de “hoje” e as de “ontem”?
Existe uma grande diferença no assunto, Pois na comparação entre brinquedos do filho em relação ao de seu pai. É aí que surgem algumas diferenças e duvidas em qual é o melhor, o novo ou o antigo? Qual agrada mais as crianças? Qual é mais saudável? Na verdade, não existem respostas prontas ara essas perguntas, cada geração teve seus brinquedos e todas se divertiram muito com eles, por isso levamos em consideração que os brinquedos foram nossos amigos fieis durante a melhor fase da nossa vida. Quais os jogos e as brincadeiras que mais marcaram a sua infância? Comente um pouco sobre as experiências da infância.
...