O RESTAURANTE DE GÊNEROS TEXTUAIS: SABERES E SABORES
Por: 10662504720 • 5/8/2022 • Projeto de pesquisa • 860 Palavras (4 Páginas) • 195 Visualizações
[pic 1]
GOVERNO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
EEEF VALÉRIO
PROJETO
RESTAURANTE DE GÊNEROS TEXTUAIS: SABERES E SABORES.
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
PROFESSORA: Fabiula Thomaz.
Público alvo: Alunos do 3º ano V01
1 . Justificativa
Vivemos em uma sociedade de constantes mudanças e a escola não foge desta regra, muito pelo contrário, ela efetiva esta regra. Neste sentido, ela nos obriga a pensar em novas práticas e novas metodologias.
Tal qual alimento que alimenta o corpo, os gêneros textuais alimentam a vida, permitindo ir muito além do espaço e tempo. Posso voltar no tempo, ao redor das fogueiras, diante das lareiras; posso viajar no tempo, criando e recriando mundos maravilhosos. Quero que o saber traga sabores na aprendizagem.
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se então necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
Neste sentido este projeto busca apresentar aos estudantes um ensino, o qual se constituirá como espaço de descoberta, experimentação, construindo saberes e atribuindo sabores no seu aprendizado.
2. Objetivos
- Estimular o “apetite” pela leitura e escrita;
- Oferecer alimento cultural;
- Firmar leitores e apresentar aos estudantes um ensino que se constitui em descobertas.
- Ouvir diferentes gêneros;
- Produzir materiais sobre o que estamos aprendendo;
- Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
- Adquirir gosto pela leitura de forma lúdica e prazerosa.
- Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
- Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
- Estimular o desejo de novas leituras;
- Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora;
3. Metodologia
Inicialmente tive uma conversa com a pedagoga sobre as necessidades de aprendizagem dos alunos do 3º Ano. A partir daí verificamos as dificuldades com relação à leitura e a escrita, que definiram as propostas para a realização desse projeto.
A partir de uma receita do material estruturado do PAES, tive a ideia para dar início a este projeto.
Temos tempo, espaço e sujeitos diferentes para educar, mas entendo que a sala de aula ainda é o lugar de incentivo ao novo, à liberdade de criação.
Podemos nos apropriar da leitura de diversos gêneros textuais e da culinária para estabelecer o exercício do pensar e da construção de significado no processo da leitura.
Privilegiarei como metodologia deste projeto, diversas situações didáticas para envolver e despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita. Para tanto partirei da motivação que eles irão criar um “restaurante”, onde eles serão os garçons que servirão os variados tipos de gêneros textuais para apresentar na culminância do projeto e que a cada dia iremos trabalhar um gênero textual diferente, confeccionando o material que será exposto, dessa forma pretendo concluir o projeto em três semanas.
...