RESTAURANTE TOK D’SABOR Diagnóstico organizacional para propostas de melhorias
Por: g111646 • 27/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.314 Palavras (6 Páginas) • 718 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Recursos humanos
Aline Santos
Erivania mendonça
gleiciane da silva
Greidiane lira
jessica lopes
Restaurante tok d’sabor
Diagnóstico organizacional para propostas de melhorias
[pic 3]
Caruaru
2013
Aline Santos
Erivania mendonça
gleiciane da silva
Greidiane lira
jessica lopes
Restaurante tok d’sabor
Diagnóstico organizacional para propostas de melhorias
Trabalho de curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de nota em Nome do Curso de Recursos Humanos
Orientador: Ana Céli Pavão / Mônica M. Silva/ Elisete A. Z. de Oliveira / Gisleine Fregoneze/ Marilúcia Ricieri.
Caruaru
2013
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------4
- DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------5
- Pontos positivos e negativo----------------------------------------------------------6
- Melhorias para a empresa------------------------------------------------------------7
3. CONCLUSÃO-----------------------------------------------------------------------------9
4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS-----------------------------------------------10
INTRODUÇÃO
Este trabalho é um dos critérios de avaliação do segundo período do curso de Recursos Humanos das seguintes disciplinas: Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, Comportamento, Clima e Cultura, Metodologia Científica e Relações Interpessoais.
O Objetivo deste trabalho é fazer uma produção textual com base nos conteúdos vistos em sala de aula, assim depois de obter as informações com a empresa analisarmos o tipo de gestão utilizada, pontos positivos e negativos e através destes procurar as soluções cabíveis as irregularidades e obter o aperfeiçoamento do que se tem de positivo.
A empresa entrevistada foi o Restaurante Tok D’sabor, que fica localizado na Rua dos Expedicionários, Centro, Caruaru-PE, que é administrado pela gestora Mirele Vicente Gomes e seu esposo Lucas Gomes.
A empresa utilizada para nossa pesquisa foi restaurante Tok D’sabor que se localiza próximo a Rua dos Expedicionários, e nossa entrevistada foi a proprietária (Mirele Vicente).
As atividades presentes na organização são bem simples e cada funcionário tem sua função bem definida.
Resume-se em praticamente três grupos:
- Cozinheiros: Trabalham no preparo dos alimentos e organização da cozinha;
- Atendentes: Atendem os clientes no balcão, preparando refeições rápidas, trocando as bandejas do self-service, e fazendo a pesagem do mesmo, como também existe a operadora de caixa;
- Administradores (Mirele Vicente e seu marido Lucas Gomes): Gerenciam todos os funcionários e auxiliam na operação de caixa, na abertura e fechamento.
Quanto à administração feita na empresa, tanto a entrevistada como seu marido recebem auxilio de um contador para resolver coisas como: Folha de pagamento entre outros assuntos. Não existe um departamento especifico de Recursos Humanos na Organização.
Os Feedbacks passados, segundo Mirele são de forma direta mantendo sempre a educação e o valor de que: “Todos são iguais, independente de hierarquia somos todos seres humanos e merecemos respeito acima de tudo”.
A empresa tem uma boa cultura organizacional, baseada em respeito e diálogo. Todas e qualquer mudança feita na empresa sempre é comunicada a todos e todos tem liberdade para trocar opiniões. Para facilitar a comunicação eles utilizam de reuniões. Não existem maiores conflitos entre colaboradores e administradores e o diálogo entre ambos é sempre claro e aberto.
Procuram ser os mais corretos, primeiramente com os funcionários, depois com o clientes, todos os benefícios que os funcionários tem, são cumpridos: salário horas extras, enfim, procuram tratar todos como “pessoas”. Os funcionários recebem vale transporte, alimentação do próprio restaurante e existem pequenas gratificações como, por exemplo: No dia do aniversário não se trabalha (Opção escolhida pelos próprios funcionários).
Pontos Positivos e Negativos
De acordo com as informações colhidas, podemos perceber que o restaurante tem de forma positiva e proveitosa:
- Um diálogo frequente e claro;
- Benefícios que estimulam os funcionários;
- Relação de amizade no ambiente da organização;
- Clima organizacional estável e com valores básicos respeitados.
Podemos perceber também pontos negativos que podem ser melhorados como:
- Investir em uma boa equipe de RH;
- Providenciar organogramas e funções mais flexíveis;
- Expandir planos de melhorias em relação ao bem estar empresarial;
- Espaço físico bem precário em relação ao espaço oferecido, não dando tanta comodidade nem para os clientes e nem para os colaboradores.
Melhorias para a empresa
A satisfação de seus clientes e colaborados é a missão e realidade do restaurante Tok D’ Sabor. Esta satisfação pode ser traduzida como:
- Comprometimento e eficiência da equipe;
- Serviços de qualidades e ofertas diferenciadas;
- Fidelização de seus clientes.
Mas a realidade da Organização poderia ter alguns pontos de melhoria, como trabalhar as políticas de RH:
- Provisão - Achar mão de obra mais qualificada;
- Aplicação - Definir melhor as funções, pois como é uma empresa familiar acaba todo mundo fazendo tudo. Tendo cada um sua função definida, faria com que seus colaboradores se aperfeiçoassem mais em suas funções, trazendo um atendimento mais qualificado;
- Manutenção – Fazer programas de incentivo, oferecer plano de saúde ou odontológico. Fazer ações sociais, como por exemplo, levar especialista na área da saúde da mulher, pois 90% dos funcionários são mulheres. Promover gestão participativa entre os colaboradores, isso faria com que eles se engajassem mais na Organização;
- Desenvolvimento – Fazer Organograma. Contratar um especialista para consultoria de RH. Treinar os funcionários para um melhor atendimento, pois existem funcionários sem experiência no ramo da empresa;
- Monitoramento – Fazer pesquisa de clima e comportamento organizacional. Ter reuniões periódicas para feedback dos gestores e funcionários em relação à Organização. Ter caixa de sugestões e quadro de avisos.
Sobre o serviço prestado, poderia colocar mais variedades nos pratos oferecidos, principalmente no horário do almoço.
...