O SUPERIOR EM LICENCIATURA DE PEDAGOGIA 5º SEMESTRE
Por: Nathalia Oliveira • 19/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 150 Visualizações
[pic 1]
SUPERIOR EM LICENCIATURA DE PEDAGOGIA 5º SEMESTRE
NATHALIA REIS OLIVEIRA – MA 2307313501
PORTFÓLIO
PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS
MOGI DAS CRUZES
2022
PORTFÓLIO
PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS
TRABALHO APRESENTADO EM REQUISITO A PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL REFERENTE AO 5º SEMESTRE, PORTFÓLIO PARA AS DISCIPLINAS DE:
ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE NO SECULO XXI
TEMAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO
GESTÃO EDUCACIONAL
PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
ED PRÁTICA DE ESTUDOS – COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
APRENDIZAGEM DA MATEMÀTICA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
FUNDAMENTOS, ORGANIZAÇÃO, E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
MOGI DAS CRUZES
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................................................................................................................... 04
2. PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS ................................................05
3. INFOGRAFICO ........................................................................................................................07
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................................08
5. REFERENCIAS .........................................................................................................................09
MOGI DAS CRUZES
2022
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho, o eixo temático tratara o protagonismo juvenil no contexto escolar e o projeto de vida e a formação integral dos sujeitos, trabalhando a importância da independência no aprendizado, o papel do professor como mediador e as dificuldades a serem sanadas, como por exemplo a evasão escolar. Temas esses introduzidos em 2017 por uma medida provisória na diretrizes e bases da educação nacional.
É importante salientar que este trabalho será embasado em resposta a uma situação-problema ilustrada no curso de pedagogia do portal do ensino a distância da unidade acadêmica Anhanguera, onde a evasão escolar representa um dos maiores desafios da escola estadual “Clarice Lispector”. A direção da escola é ocupada pela pedagoga Rute, que busca traçar estratégias para reverter a situação, convidando constantemente os professores e a equipe pedagógica para refletir sobre essas questões.
Após as reflexões, a equipe pedagógica e a diretora Rute identificaram, que o trabalho com o Projeto de Vida pode ser a estratégia necessária para atribuir sentido e significado às experiências escolares na vida do estudante e levá-lo a se envolver com as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola e, consequentemente, evitar a evasão. Para tal proposta, perceberam ser importante trabalhar com metodologias ativas para que os estudantes assumissem o protagonismo no processo. Porém, alguns professores afirmaram que não sabiam como trabalhar a temática com os alunos e nem qual seria os seus papeis como docentes na mediação desse processo, fazendo com que a diretora Rute então se comprometesse a elaborar um infográfico explicativo sobre os aspectos que envolvem o Projeto de Vida e sua construção a partir das metodologias ativas, que servirá como orientação para os professores.
Objetivo deste trabalho é que os alunos possam desenvolver competências e habilidades necessárias para assumirem o protagonismo de suas vidas e orientar os docentes de como auxilia-los.
Para isso, analisaremos as ações da diretora Rute e sua equipe pedagógica, fundamentando-as a partir do que fora estudado no semestre através de teoria e estudo de casos, que dá subsídio não apenas da perspectiva epistemológica, mas também ressaltam práticas presentes no cotidiano escolar.
- PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS
O Projeto de Vida é uma conquista no currículo do Novo Ensino Médio, descrito na lei nº 13.415/2017, que integra as diretrizes e as bases da educação nacional, e resulta no artigo 3º § 7º que:
“Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu Projeto de Vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e sociemocionais”.
Não podem ficar de fora, encontramos o Projeto de Vida, também temos a posição da BNCC, cujo o dever é de aplicação em todas as etapas da educação, até o Ensino Médio:
“Valorizar a diversidade de saberes e vivencias culturais, apropriar-se de conhecimento e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu Projeto de Vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”.
E então, fazendo-se fundamental que as escolas se prontifiquem a voltar-se a essa competência, reputada como princípio base para o desenvolvimento integral dos estudantes. Com o dever de atender todas as necessidades de formação do indivíduo, no Ensino Médio é indispensável construir “aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea”, como define a BNCC.
Sendo o Ensino Médio a última etapa da Educação Básica, que aproxima os estudantes do ingresso na universidade e o início de sua vida profissional, é importante que eles estejam preparados para essa nova fase. Assim, um dos principais objetivos do Novo Ensino Médio é permitir que eles desenvolvam condições para decidir seu futuro profissional e pessoal, proporcionando o contato com os mais diversos saberes para tomar decisões. O Novo Ensino Médio torna obrigatório que o Projeto de Vida dos estudantes seja desenvolvido em todas as escolas, para desenvolver determinadas habilidades, como cooperação, compreensão, saber defender suas ideias, dominar as tecnologias, respeitar e analisar o mundo ao seu redor.
...