O Trabalho de Pedagogia
Por: Kellyrslimaa • 28/9/2020 • Trabalho acadêmico • 4.266 Palavras (18 Páginas) • 118 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1.1 Aspecto filosóficos, sociológicos e pedagógicos na educação infantil: principais objetivos..................................................................
1.2 O que a BNCC quer?....................................................................................
1.3 Dimensões filosóficas, sociológicos e pedagógicos;.....................................
1.4 Fundamentos; ..................................................................
1.5 Campos de experiências: O eu, o outro e o nós- sequência didátIca 1; .................................................................................................................
1.6 Sequência Didática 2;........................................................
2. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................
3. REFERÊNCIAS.......................................................................................................
INTRODUÇÃO
A educação infantil é bastante importante, pois ela é a base do crescimento da sociedade como um todo, visto que as crianças são o futuro da nação e o crescimento social com base na educação de fato é uma base bastante sólida.
Sendo assim, podemos observar que contextos pedagógicos, sociológicos e filosóficos são bastante importantes para embasar determinadas "regras" para a consolidação dessa área.
Apresentamos a concepção de infância atual mergulhando no passado histórico e
revendo visões, expondo situações cotidianas da época e as formas culturais e tradicionais distintas na qual a criança estará inserida. Pontuamos os avanços políticos e sociais que tivemos no decorrer da evolução da sociedade mundial. Observamos também a importância do debate sobre a base nacional comum curricular para que se adeque objetivando melhorias constantes nos direitos das crianças e deveres do governo.
As discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular não são recentes, remontam à década de 1980, quando os educadores brasileiros retomaram o debate sobre a qualidade da educação pública e sinalizaram a necessidade de se instituir um sistema nacional de educação capaz de proporcionar acesso e permanência das crianças e dos jovens na Educação Básica e no Ensino Superior.
Colocamos em destaque a forma como foi despertada a concepção infantil, evidenciando os períodos principais desde a antiguidade, passando pela idade média, idade moderna e analisando a revolução industrial que foi um dos piores momentos para a etapa infantil.
Constatamos que as políticas públicas que se referem a educação infantil, tem grande importância para que as crianças tenham seus direitos assegurados garantidos pela constituição.
Constatamos que a base Nacional Comum Curricular tem sido inspirada nas principais diretrizes, leis e parâmetros instaurados pelos órgãos responsáveis. Objetivamos expor os debates e discussões em cima da BNCC, buscando um conceito ideal de educação.
Por fim mostraremos quais os principais pontos que podemos mudar, a fim de atualizar de maneira moderna o sistema de educação, seja com os profissionais envolvidos , seja com a participação da família e ate mesmo com os políticos de nosso país.
1.1 ASPECTOS FILOSÓFICOS, SOCIOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; PRINCIPAIS OBJETIVOS.
Sabemos que toda criança tem o direito de brincar, e a brincadeira faz parte do desenvolvimento dela. Na Educação Infantil a partir das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em um dos seis itens da aprendizagem, vemos que é inquestionável a importância da brincadeira no desenvolvimento da criança.
A partir desses seis direitos a BNCC estabeleceu também os campos de experiências fundamentais para que a criança possa aprender e se desenvolver que são:
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
A brincadeira é uma parte fundamental da aprendizagem e desenvolvimento da criança, ali ela pratica todos os seus direitos e se torna a protagonista de seu próprio desenvolvimento. É claro que a escola deve ser democrática, e coloque como sua maior preocupação a adaptação entre as novas gerações e formas de trabalhar na educação.
O que é uma escola Democrática?
É a escola que tem por princípio no processo de ensino, a participação das crianças como protagonista na busca pelo conhecimento, onde o professor facilita e inspira essa busca do conhecer.
Qual é o papel do professor facilitador?
O educador trabalha para promover o estímulo da criança na busca pelo conhecimento, facilitando o exercício dessa busca por meio de brincadeiras, valorizando a diversidade dos alunos, e usando um repertório cultural “tanto em grupo, quanto individual”. Ele observa sem interferir, a não ser que a criança peça ajuda ou quando a criança encontra obstáculo mantendo a ordem e o comando estabelecido na brincadeira “coleta/coleções/construções”.
...