O estudo de psico e profissão
Por: ronaldorocke • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 982 Palavras (4 Páginas) • 162 Visualizações
O estudo desenvolvido, se propõe a entender através de uma entrevista com um psicólogo do âmbito organizacional,
Suas práticas e rotinas em empresas a qual está inserido, visando uma melhor compreensão da profissão
no ambiente de trabalho, bem como suas problemáticas.
2.0 história da psicologia organizacional e do trabalho
O surgimento da psicologia Organizacional inicialmente chamada de psicologia industrial teve seu inicio na metade do século XIX.
com os psicólogos Hugo Munsterberg e Walter Dill Scott que desenvolveram aplicações de técnicas da psicologia para resolver problemas em organizações.
mas tarde, Com o inicio das guerras mundiais, houve um grande reconhecimento da psicologia pelos militares nos estados unidos .Os psicólogos neste período de guerras eram encarregados de aplicar testes nos alistamentos militares e organizar as tropas.
Desta forma a psicologia industrial cria forma e se estabelece nas indústrias , sendo reconhecida a partir de 1924. Neste momento começam a ser feitas
pesquisas para se conhecer as relações de trabalho e com isso, começou a se pensar em novas formas de se trabalhar. Visando aumentar a lucratividade e a produtividade das empresas.
Por volta de 1950 passa a ser chamada de psicologia organizacional, onde a qualidade de vida no trabalho passa a ser o foco de estudo. usando-se
dinâmicas de grupos, desenvolvimento de equipes e estudos sobre liderança.
atualmente é compreendida como psicologia organizacional e do trabalho pois passa a se ocupar na saúde e bem estar do funcionário, ergomia ,poder e conflito.
3.0 desenvolvimento
Como em todas as áreas da psicologia, a organizacional e do trabalho tem suas características e funcionalidades, Que contribuem para um melhor rendimento tanto dos funcionários quanto das organizações em que ele se encontra. Pois suas práticas estão relacionadas a organização e selecionamento de pessoas. Assim, , o psicólogo do trabalho é um profissional que exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional, realizando a identificação e análise das funções, tarefas e ocupações, organizando e aplicando provas e testes psicológicos sendo esta ultima uma prática privada dos psicólogos como consta no decreto n° 53.464 de 21 de janeiro de 1964 no artigo 4° onde fica explicito as funções do psicólogo.
Atuar nesta área nem sempre é fácil pois demanda do profissional uma certa responsabilidade. Como consta Rosana psicóloga clínica e organizacional que atua em órgãos do trânsito como o DETRAN. E em escolas de formação de vigilantes. Com 52 anos, é Formada em psicologia cognitiva comportamental pela universidade Santa Úrsula. Situada no Rio de Janeiro , no bairro de Botafogo. desde cedo como conta, se interessou pela psicanálise e estudou com o objetivo de ser tornar uma analista. Porém, Depois que finalizou seus estudos seus resolveu se especializar em TCC (TEORIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL). Fazendo estágio na área por dois anos.
Em 1992 surge um convite para que trabalhasse em uma empresa na parte de recursos humanos. Com isto, resolve experimentar está oportunidade.
mesmo atuando em uma grande empresa Rosana tentava atender seus clientes .Mais como conta ,chegava exausta de seu emprego. desistindo posteriormente de atuar na área clinica.
A sua rotina dentro da empresa a qual trabalhava, Consistia em coordenar uma equipe de profissionais que trabalhavam no setor de recursos humanos. Recrutando e Selecionando os candidatos conforme o perfil da empresa, entre as suas práticas estavam a aplicações de testes psicológicos como a grafologia para avaliar o potencial dos candidatos.nem sempre era fácil achar o candidato certo, para ocupar a vaga .pois era muito comum, se estabelecer um prazo muitas vezes curto para esta tarefa. levando a Rosana a correr contra o tempo na maioria das vezes . O Clima intenso e a pressão a levaram mais tarde se transferir para uma outra área.
Além desses impasses, em sua jornada de trabalho, era frequente Pessoas de dentro da empresa a pedirem para privilegiar certos concorrentes que desejavam ocupar a vaga na quela empresa .muitas vezes esses eram pessoas que tinha laços afetivos ou familiares com os concorrentes. diante desta situação, um psicologo deve sempre, se respaldar em seu codigo de ética a qual diz :
...