O livro dos Mortos
Por: leosilamar • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 433 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
Universidade Federal de Pelotas - Ufpel
Teoria e Prática Pedagógica Profº Carla Rodrigues
“Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional”
Maria do Céu Roldão
Síntese do texto:
No inicio do texto a autora coloca as dúvidas relacionadas à diferenciação da profissão docente as demais profissões. Colocando que a partir de uma discussão sobre a natureza da função especifica do professor é possível contribuir para analisar as questões do conhecimento profissional docente.
No que diz respeito ao conceito de ensinar, ela coloca que a uma leitura mais tradicional e outra mais pedagógica, o primeiro indica o professar um saber e o segundo fazer os outros se apropriarem de um saber. A autora classifica a situação de ensinar como mais abrangente já que se tem mais informação do que no passado, hoje há uma ideia de dupla transitividade do saber, não apenas a explanação de quem é profissional docente, mas também de quem recebe o saber.
Segundo a autora existem dois processos sociais na profissionalização do professorado que são distintos, mas complementares: Extrínseco e o Intrínseco. Maria afirma que o conhecimento profissional é o elo mais fraco da profissão docente, aquele pelo qual se deve investira para vencer o descrédito, além de outros fatores negativo que surgem na área da educação.
O ponto que ela aborda em seu texto com mais frequência é a relação entre a teoria e a prática, ou seja, o que o docente estuda durante sua profissionalização nem sempre é o que acontece durante a prática em aula, a autora aborda duas linhas de estudo, sendo uma delas levada ao teórico e a outra à prática. No último momento Roldão coloca o que seriam os geradores de especificidades que seriam as várias características que os docentes deveriam seguir para ter sucesso em sua profissão.
Leonardo Silva Amaral
...