O princípio responsabilidade Hans Jonas
Por: lenaraoliveira • 24/11/2017 • Dissertação • 1.827 Palavras (8 Páginas) • 366 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS
ÁREA DO CONHECIMENTO DE HUMANIDADES
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR
E NÃO ESCOLAR
LENARA DE OLIVEIRA
PROJETO DE PESQUISA
A LITERATURA INFANTIL E SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CRIATIVO DA CRIANÇA.
Projeto de pesquisa apresentado na disciplina Educação e Pesquisa no Cotidiano Escolar e Não Escolar, sob a orientação do Prof. Dr. Delcio Antônio Agliardi.
Caxias do Sul
2017
Etapas do projeto de pesquisa [1]
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
ÁREA DO CONHECIMENTO DE HUMANIDAES
DISCIPLINA: Educação e Pesquisa no Cotidiano Escolar e Não Escolar
Período: agosto a dezembro de 2017
Autor: Lenara de Oliveira
2 TEMA[2]
A literatura infantil e seu papel no desenvolvimento intelectual e criativo da criança.
2.1 Delimitação do Tema[3]
A importância da escola de educação infantil e seus professores para efetivar o contato com a literatura infantil, incentivando o processo de desenvolvimento da criança.
2.2 Problema[4]
Durante a infância a criança tem um contato muito próximo, afetivo e de desenvolvimento contínuo com seu professor e escola, por esse motivo todas as atitudes tomadas por essa instituição de ensino e seus professores acarreta diretamente no crescimento de seus alunos como um todo. Se, durante seu primeiro contato com a escola, a criança não estabelecer um contato com a literatura infantil, livros e histórias, isso acabará por influenciar de forma direta no seu desenvolvimento intelectual e criativo. Quando uma escola não propicia à seus alunos o devido contato com materiais de leitura e apreciação, qual será o resultado adquirido por essa criança pelos próximos anos, durante sua vida e também no que diz respeito ao seu intelecto, criatividade e desenvoltura como um todo?
3 JUSTIFICATIVA[5]
Para a elaboração desse projeto houve uma observação de uma semana na escola de educação infantil Bem-me-quer Baby, na cidade de Farroupilha. Durante esse período observou-se tudo que acontecia na rotina das crianças e, com isso, percebeu-se a falta de contato com livros, histórias contadas e qualquer tipo de contato com literatura infantil que se possa ter. Durante toda a semana houve apenas um momento em que as crianças tiveram contato com livros, que acabou por ser registrado para objetivos desse projeto.
A falta de incentivo com o contato de literatura infantil que foi demonstrado nessa escola acabou por gerar um questionamento muito grande no que diz respeito ao como isso afetaria as crianças em seu desenvolvimento intelectual e criativo durante seus próximos anos e também na sua vida como um todo.
Segundo ABRAMOVICH (1997, p. 16) “[...]É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias...Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”
Um dos principais papeis do professor é promover o desenvolvimento da criança como um cidadão, como um ser humano crítico e também posicionado, que saiba fazer escolhas e também distinguir atos e pensamentos. O contato com a literatura amplia muitas capacidades em uma criança, ajuda-os a pensar, a ter raciocínio crítico, a dialogar, escrever, demonstrar sentimentos e muitas outras atitudes, porém se esse contato não for apresentado ao aluno isso pode acarretar em prejuízos muito grandes para esse.
4 HIPÓTESES[6]
A literatura no período da infância tem como principal papel ajudar no processo de desenvolvimento da criança no que diz respeito ao seu intelecto, personalidade, senso crítico e também no auxílio sobre o descobrimento de diferentes emoções e formas de lidar com elas. Uma das principais fontes para que a criança seja apresentada à literatura é a escola e seus professores, pois a maior parte de seu dia é nesse meio. Quando a escola não dá suporte para que ocorra essa interação criança-literatura, acaba por ocorrer diversas problemáticas e defasagens no aprendizado desse indivíduo.
...