O que você entendeu por identidade pessoal e identidade social?
Por: Camila Leite • 17/9/2015 • Relatório de pesquisa • 388 Palavras (2 Páginas) • 1.068 Visualizações
- O que você entendeu por identidade pessoal e identidade social?
R: A identidade pessoal é construída na trama das relações sociais que
Permeiam sua existência cotidiana, é a identidade do individuo em quanto ser humano. A identidade social se constitui no reconhecimento da identidade do outro no direito a igualdade e no respeito às diferenças é a identidade do individuo em quanto cidadão.
- Faça a releitura do art. 5°da CF 88, pensando a inclusão.
R: O art. 5° da constituição federal de 1988 rege o principio da igualdade, a todos os Brasileiros e estrangeiros residente no País, como pilar fundamental de uma sociedade democrática e justa .
- O que é cidadania?
R: Quando pensamos em cidadania logo vêm a cabeça exercer os direitos e deveres, além disso realizar a analise crítica da realidade, reconhecer as dinâmicas sociais, participar das reuniões permanentes sobre causas coletivas e manifestar-se com autonomia e liberdade respeitando quem está ao seu lado. Todos esses fatores também são preponderantes para o exercício da cidadania.
- Como a pessoa com deficiência era visto antigamente?
R: Era considerada como um fenômeno metafísico, determinado pela possessão demoníaca, ou pela escolha divina da pessoa para purgação dos pecados de seus semelhantes. Séculos da inquisição católica e posteriormente, de rigidez moral e ética, da reforma protestante, contribuíram para que as pessoas com deficiência fossem tratados como a personificação do mal e, portanto passíveis de castigos, torturas e mesmo de morte.
- Com suas palavras comente os paradigmas das institucionalização, de serviço e de suporte.
- Paradigma institucionalização: é confinar alguém que na sociedade comum requer maiores cuidados e atenção em uma instituição própria onde este deficiente ou pessoas com problemas psiquiátrico para suposto “tratamento” isolando essas pessoas do convívio com a sociedade, esse métodos caíram em desuso, já que hoje o convívio do deficiente com a sociedade é muitas vezes fisioterapêuticos ajudando em sua evolução.
- Paradigma de serviço: é um sistema em que a pessoa com deficiência é ofertada por diversos serviços na quais ajudarão a ingressar ao mercado de trabalho, este sistema é seguido por 3 etapas: avaliação, intervenção e encaminhamento. Fazendo com que sejam aceitos numa convivência social.
- Paradigma de suporte: ele serve com o próprio nome diz suporte, assegurar pessoas com deficiência que necessitam de demais apoio ajudando-os através de serviços de avaliação e de capacitação.
...