O que é dialética
Por: LaysSan • 20/9/2018 • Artigo • 1.220 Palavras (5 Páginas) • 136 Visualizações
Segundo Severino (1994), o pensamento ocidental, o qual conhecemos na atualidade, é fruto da experiência cultural da Grécia Antiga e introduzido no processo de reflexão sistemática da Filosofia, pelos chamados pré-socráticos. Mas na verdade, a Filosofia já havia sido pressentida através dos mitos, como por exemplo, o da Esfinge, o Mito do édipo, entre outros.
Mesmo a Mitologia Grega não sendo desenvolvida com a mesma lógica-racional da filosofia posterior, também possui grande significado lógico, por ser caracterizada como uma primeira forma de pensamento.
Conforme Severino (1994), a ligação entre os mitos citados acima e a reflexão filosófica, gera a relação que envolve o querer e o saber, no qual o ser humano busca o saber para ser liberto de qualquer opressão, que se sintetiza através do poder.
“A Filosofia não foi apenas uma prefiguração mística, na verdade, ela se constitui historicamente em uma impressionante expressão cultural no Ocidente.”(SEVERINO,1994,p.4) A Filosofia tem grande papel em sua constituição histórica ocidental, percorrendo caminhos no homem em perspectivas como: Essencialista(buscando a essência humana); Naturalista(natureza física, epistemológica e iluminismo); E histórica social (onde o homem é capaz de intervir na entidade natural e histórica através da práxis(atividade humana)).
Agora vamos abordar a ligação entre a Filosofia e a Antropologia, onde é caracterizada pela busca do sentido do conhecimento, no qual o papel fundamental da filosofia é acima de tudo antropológico.
“(...)o objeto central da reflexão filosófica é a própria condição do homem em sua integridade no contexto histórico. Isto é, ela se propõe a explicitar a possível significação da existência humana não se apoiando em referências abstraídas, mas nas suas condições reais, no modo natural e sociocultural, dentro do tempo histórico.” (SEVERINO,1994,p.8)
Para Severino(1994), antes da busca pelo conhecimento no sentido de se conhecer , é necessário esclarecer quais seus processos, seu alcance e validade.
É importante lembrar que: “Epistemologia é a área da filosofia que trata das questões relacionadas ao conhecimento.” (SEVERINO,1994,p.8) Porém o homem não busca apenas conhecimento,, mas também esclarecer as coisas ligadas ao sentido, do agir em relação aos seus semelhantes, e a área da Filosofia que trata de tais questões denomina-se Axiologia, que se subdivide em Ética, Política, Estética, etc.
“(...)a Filosofia da Educação desenvolve sua tríplice tarefa: fundamentalmente como reflexão antropológica, espistemológica e axiológica.” (SEVERINO,1994,p.9), onde basicamente seu papel é atribuído à construção da imagem do homem em situação de sujeito/educando, tornando-se assim uma antropologia filosófica.
Segundo Severino(1994), a imagem do homem que se propõe a educar é de responsabilidade da Filosofia.
“Tendo em vista o significado intrísico da Filosofia da Educação, é possível entender a exigência de sua presença no currículo dos cursos de formação do educador(...)” (SEVERINO,1994), pois contribui para o amadurecimento do Educador, explícita e explora o significado da condição humana no mundo, contribuindo para que todo esse processo seja construído com coerência e sistematicidade.
Ao longo de tudo que foi mostrado no texto, Severino(1994) conclui que o objetivo da educação do educador deve dar formação científica, política e filosófica. “A formação técnico-científica, se trata (...)do domínio científico relacionado com a realidade educacional,(...)que permita ao educador ter uma visão objetiva dessa realidade(...)” (SEVERINO,1994,p.11), já a formação política podemos compreender como “(...) a apropriação e o desenvolvimento de uma consciência social e sensibilizada às condições especificadamente políticas(...) de todo tecido social no qual desenvolverá sua ação pedagógica.” (SEVERINO,1994,p.11), e por fim, na formação filosófica, ao educador é proposta”(...)a sensibilidade de que sua ação educacional depende ainda da sua inserção num projeto antropológico. E, a (...) educação só ganha sentido pleno a partir de uma visão de totalidade(...)de toda comunidade humana”(Severino,1994,p.11)
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