ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL UM OLHAR ACERCA DE UMA NOVA PERSPECTIVA
Por: paieterno • 18/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.389 Palavras (10 Páginas) • 432 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
ELAINE CRISTINA PEREIRA [pic 2]
MARA LUCIA GONÇALVES DE C. RONDADO
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: UM OLHAR ACERCA DE UMA EDUCACÃO DE QUALIDADE
PEIXE
JUNHO 2013
ELAINE CRISTINA PEREIRA [pic 3]
MARA LUCIA GONÇALVES DE C. RONDADO
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: UM OLHAR ACERCA DE UMA EDUCACÃO DE QUALIDADE
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação apresentado à disciplina TCC do Curso de Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em pedagogia.
Professor Orientador: Miguel Catriani
PEIXE
JUNHO 2013
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÂO 5
2. DESENVOLVIMENTO 6
2.1 HISTÓRIA SOBRE A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL. 6
2.2- A IMPORTÂNCIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ESCOLA 7
2.3. O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL COMO MEDIADOR DA ESCOLA E FAMÍLIA. 8
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÉNCIAS 10
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: UM OLHAR ACERCA DE UMA EDUCACÃO DE QUALIDADE
Elaine Cristina Pereira [pic 4]
Mara Lucia Gonçalves de C. Rondado
RESUMO
O presente artigo tem como finalidade apresentar o papel do Orientador Educacional como mecanismo de interação entre a aluno-escola-comunidade, objetivo geral da pesquisa, dispõe que, discutir acerca da importância do Orientador Educacional como membro atuante dentro de uma equipe pedagógica, trará significados relevantes para o contexto pedagógico. No entanto a contribuição do Orientador Educacional no contexto escolar é de suma importância pois esse profissional promove a verdadeira integração onde leva cada pessoa à atribuir a educação na escola e na sociedade. A partir do exposto acima, este trabalho tem como objetivo apresentar pontos para discussão, com a finalidade de levar o leitor à percepção da importância da presença do profissional orientador educacional em todas as escolas de educação básica do país.
Palavras Chaves : Orientação Educacional, Educação de Qualidade, Escolas,alunos, Família, Comunidade.
1.INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como finalidade apresentar o papel do Orientador Educacional como mecanismo de interação entre a aluno-escola-comunidade, trazendo dessa forma uma qualidade de ensino e relação escola e aluno.Com base no objetivo geral da pesquisa, dispõe que, discutir acerca da importância do Orientador Educacional como membro atuante dentro de uma equipe pedagógica, trará significados relevantes para o contexto pedagógico. Para tanto vale elencar como papel do mesmo algumas diretrizes como: estar comprometido com o alunado; unidade escolar e comunidade. Pode-se perceber que ainda existe certa resistência, talvez pelo desconhecimento da real contribuição deste profissional e o descrédito por parte de membros da equipe. Cabe ressaltar Orientador Educacional de hoje, tem como escopo discutir assuntos multiculturais, promovendo caminhos/estratégias com intuito de buscar realizar ações inovadoras, burlar verdades absolutas, e sim possibilidades reais dentro de um determinado contexto vivenciado pela organização escolar.
De acordo com idéias consideradas tradicionais, que se travestiam como liberais, o Orientador Educacional tinha como incumbência o ajuste do aluno à família, à sociedade, começando pela escola. O que era observado era o padrão já concebido de sociedade, família e escola e até mesmo a própria orientação já interagia de forma metódica e fixa. Como o Orientador Educacional pode colaborar no processo de mapeamento das dificuldades do aluno e desafios para uma educação mais participativa e integrada com a realidade do aluno? Por acreditar que seja possível a construção de uma Orientação Educacional vista como uma prática social ampla, a serviço da escola, onde torna-se tão repleta de desafios, desenvolvemos a presente pesquisa, com o intuito de analisar e conhecer as atribuições do Orientador Educacional nas escolas . Em busca de uma educação de qualidade no espaço escolar.
Embora a existência e a permanência do orientador educacional na rede escolar é bastante questionada e o enfoque dado às atividades que desempenha passa por modificações, de acordo com os estados, em suas regulamentações.
A partir do exposto acima, este trabalho tem como objetivo apresentar pontos para discussão, com a finalidade de levar o leitor à percepção da importância da presença do profissional orientador educacional em todas as escolas de educação básica do país.
Para nortear a reflexão, apresentamos, a seguir, dado histórico sobre a questão e, posteriormente, apontou para cinco áreas que podem ser beneficiadas com o trabalho do profissional orientador educacional: o aluno, a escola, a família, a comunidade e a sociedade.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 HISTÓRIA SOBRE A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Segundo Pimenta (1988), a orientação educacional teve origem, aproximadamente, em 1930, a partir da orientação profissional que se fazia nos EUA. No Brasil, a orientação educacional mostrou-se válida na ordenação da sociedade brasileira em mudança na década de 1940 e incluía a ajuda ao adolescente em suas escolhas profissionais.
E com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação a LDB (Lei nº 4.024/61), reafirmou-se a necessidade da Orientação Educacional e logo estabeleceram-se normas para a formação do Orientador Educacional do ensino primário e médio. O papel do Orientador Educacional ficou definido como um orientador de estudos e um conselheiro vocacional. Em 1968, através da Lei nº 5.564/68, o Orientador Educacional ganhou status e reconhecimento de sua função na escola, para atuar na Orientação Educacional dos alunos (em grupo ou individual), nas escolas de 1º e 2º grau, a fim de promover o desenvolvimento integral e harmonia da personalidade do aluno e na preparação deste para o exercício das opções básicas (Orientação Vocacional)
...