OS ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
Por: Reginaldo Pereira Dias • 14/3/2018 • Trabalho acadêmico • 940 Palavras (4 Páginas) • 485 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
APARECIDA DO ROSARIO ALEXANDRINO SOUZA
CÉLIA APARECIDA BATISTA
JANETE ELIANE DA SILVA COSTA
ROGÉRIA ALVES LIMA
TRABALHO EM GRUPO
ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL.
TIMÓTEO-MG
2015
UNIVERSIDADE DE UBERABA
APARECIDA DO ROSARIO ALEXANDRINO SOUZA
CÉLIA APARECIDA BATISTA
JANETE ELIANE DA SILVA COSTA
ROGÉRIA ALVES LIMA
TRABALHO EM GRUPO
ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL.
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como requisito parcial para a conclusão do componente ,de Aspectos qualiquantitativos da gestão educacional etapa VII do curso Licenciatura em Pedagogia.
TIMÓTEO-MG
2015
O Plano de Ensino Escolar e o Plano de Aula.
Plano de ensino é um programa de todos os conteúdos a serem dados no ano ou no período letivo, já o plano de aula ele é diário tem que ser feito todos os dias é o planejamento do professor contendo seus objetivos, atividades, recursos didáticos, metodologia. O plano de ensino e o plano de aula é de fundamental importância de um processo de parceria em sala de aula, com a ação do professor, pois envolve decisão a cerca dos objetivos a serem alcançados pelos alunos.
Muitos professores tem dificuldades ao planejar suas aulas, selecionar conteúdos, metodologias, formas de avaliar os aluno. O plano de ensino deve conter os dados de identificação da disciplina, ementa, objetivos, conteúdos programático, metodologia, avaliação e bibliografia básica e complementar da disciplina. O plano de ensino é um roteiro bem organizado das unidades didáticas, já o plano de aula serve de guia para o planejamento do processo de ensino. Os professores precisam ter em mãos esse plano, não só para uma orientação do seu trabalho, mas para garantir a unidade teórico-metodológica das atividades escolares.
O plano de ensino é aquele que compreende todo o processo de ensino/aprendizagem durante o ano letivo, compreendendo tudo aquilo que deverão ser trabalhados durante o ano todo. O plano de aula está relacionado ao plano de ensino, porém acontece diariamente , ou seja, ele é o plano de ensino dividido em dias letivos; os dois são realizados pelo professor, pois possui uma seqüência didática a ser seguida para que ocorra o desenvolvimento integral das crianças. O plano de ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas; o plano de aula é o planejamento mais detalhado de cada tema abordado, com atividades a serem desenvolvidas no dia a dia.
O plano é um guia de orientação, pois nele são estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Sua função é orientar a prática partindo da exigência da própria prática, ele deve ter uma ordem seqüencial, progressiva. Para alcançar os objetivos, são necessários vários passos, de modo que a ação docente obedeça a uma seqüência lógica.
Por objetividade entendemos a correspondência do plano com a realidade que se vai aplicar. Não adianta fazer previsões fora das possibilidades humanas e materiais da escola, fora das possibilidades dos alunos.
Deve haver coerência entre os objetivos gerais, objetivos específicos, os conteúdos, métodos e avaliação. Coerência é relação que deve existir entre as idéias e a prática. O plano deve ter flexibilidade no decorrer do ano letivo, o professor está sempre organizando e reorganizando o seu trabalho. Como já dissemos o plano é um guia e não uma decisão inflexível.
Para montar um plano de aula, o professor deve ir ao encontro do interesse de seus alunos, além dos conteúdos abordados nas séries, exigidos dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNs. Ir para a sala de aula sem preparar um bom material, afeta a qualidade da aula, pois o improviso prejudica no que diz respeito aos materiais necessários para a aula, como fazer experiências concretas, trabalhos de pesquisas, um conhecimento prévio do assunto, dentre vários outros. O importante é que o professor prepare suas aulas buscando os melhores objetivos para as mesmas, aqueles que irão tornar o conhecimento alcançável aos alunos, além de promover as principais noções de cidadania para os mesmos.
...