Diferentes Aspectos Da Adaptação Curricular Na Inclusão Educacional
Por: washingtonalvaro • 23/11/2024 • Artigo • 4.897 Palavras (20 Páginas) • 64 Visualizações
FACULDADE IGUAÇU
WASHINGTON OLIVEIRA VILAS BOAS
DIFERENTES ASPECTOS DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR NA INCLUSÃO EDUCACIONAL
MARABÁ-PA
2023
FACULDADE IGUAÇU
WASHINGTON OLIVEIRA VILAS BOAS
DIFERENTES ASPECTOS DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR NA INCLUSÃO EDUCACIONAL
[pic 1]
MARABÁ-PA
2023
RESUMO
O Trabalho com o tema " DIFERENTES ASPECTOS DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR NA INCLUSÃO EDUCACIONAL" abordará diferentes aspectos relevantes para a adaptação curricular na inclusão educacional. Nesse sentido, será destacado que os fundamentos teóricos da educação inclusiva estão enraizados em diversas perspectivas e teorias que buscam fundamentar e sustentar essa abordagem. Soma-se a isso as estratégias de adaptação curriculares como: diferenciação pedagógica que tem como objetivo proporcionar oportunidades iguais de aprendizagem para todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou características específicas. Além disso, serão demonstrados também alguns desafios da adaptação curricular como: Individualização, recursos e tempo, adequação ao currículo padrão, avaliação do progresso. Destaca-se também que, apesar dos desafios, esse processo de inclusão também tem seus benefícios, pois a adaptação curricular promove a inclusão de todos os alunos na sala de aula, independentemente de suas habilidades ou características específicas. Isso cria um ambiente mais diversificado e enriquecedor para todos os estudantes. Logo, percebe-se que a adaptação curricular é uma abordagem importante e necessária para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade.
Palavras-chave: Adaptação. Aprendizagem. Currículo. Diversidade. Inclusão.
1 INTRODUÇÃO
A inclusão educacional é um princípio que reconhece a diversidade dos estudantes e busca promover a igualdade de oportunidades no ambiente escolar. No entanto, nem todos os alunos possuem as mesmas habilidades, conhecimentos e características. Para atender às necessidades individuais de cada estudante, a adaptação curricular se torna essencial.
Diante disso, é necessário enfatizar que um currículo para ser inclusivo deve se adequar às habilidades, competências e necessidades dos alunos, valorizando sempre a diversidade. Para isso, este deve ser flexível, adaptável e desafiador a todos (STAINBACK e STAINBACK, 1999).
Nesse sentido, de acordo com a Declaração de Salamanca, toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem; toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas; aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades; O currículo deve ser adaptado às necessidades das crianças, e não vice versa.
Diante desses princípios e conceitos, percebe-se que para a implementação da educação inclusiva são necessárias várias mudanças e adaptações, desde a política educacional até a realidade escolar, principalmente referente às adaptações curriculares para essa especificidade. Deve-se considerar que os contextos sejam flexíveis e norteados por um currículo que possa efetivamente atender às necessidades dos alunos. Um currículo para ser inclusivo deve se adequar às habilidades, competências e necessidades dos alunos, valorizando sempre a diversidade.
A adaptação curricular na educação inclusiva refere-se a um conjunto de estratégias e práticas pedagógicas que visam garantir que todos os estudantes tenham acesso ao currículo escolar, com ajustes e modificações para atender às suas necessidades individuais. Em conformidade com Sebastian Heredero, entende-se como adaptação curricular ou adequação curricular, “[...] toda e qualquer ação pedagógica que tenha a intenção de flexibilizar o currículo para oferecer respostas ducativas às necessidades especiais dos alunos no contexto escolar” (2010, p.199).
Essas adaptações curriculares constituem-se em modificações progressivas do currículo regular, destinando-se aos alunos que necessitam de serviços e/ou situações especiais, devendo ocorrer pelo menor período possível, de forma a possibilitarem que esses alunos possam gradativamente participar de um ensino cada vez mais comum caminhando junto com seu grupo/classe (BRASIL, 1998).
Este trabalho abordará diferentes aspectos relevantes para a adaptação curricular na inclusão educacional. Dentre eles, destacam-se: Fundamentos teóricos da educação inclusiva, Estratégias de adaptação curricular, Desafios e benefícios da adaptação curricular.
2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Os fundamentos teóricos da educação inclusiva estão enraizados em diversas perspectivas e teorias que buscam fundamentar e sustentar essa abordagem. Abaixo, estão alguns dos principais fundamentos teóricos da educação inclusiva:
Dignidade humana e direitos humanos: A dignidade humana e os direitos humanos são conceitos fundamentais para a promoção de uma educação inclusiva e igualitária. A educação inclusiva é um modelo que busca garantir que todas as pessoas, independentemente de suas características individuais, tenham igualdade de oportunidades no acesso à educação e no desenvolvimento de suas capacidades.
A dignidade humana refere-se ao valor intrínseco que cada ser humano possui e que deve ser respeitado e protegido em todas as circunstâncias. Na educação inclusiva, isso significa que todos os alunos devem ser tratados com respeito, valorizados por suas características individuais e culturais, e não podem ser discriminados com base em suas diferenças, sejam elas físicas, emocionais, intelectuais, sociais ou culturais.
Os direitos humanos, por sua vez, são garantias fundamentais que todas as pessoas têm pelo simples fato de serem seres humanos. Isso inclui o direito à educação de qualidade, o direito à igualdade de oportunidades e o direito de participar plenamente da sociedade. No contexto da educação inclusiva, isso implica que todos os alunos têm o direito de receber uma educação adequada às suas necessidades e habilidades, sem qualquer forma de discriminação.
...