OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Por: 40000157 • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.509 Palavras (19 Páginas) • 318 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h
[pic 4][pic 5][pic 3]
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Disserte sobre a contribuição da filosofia no cotidiano escolar, abordando o exercício filosófico de Luckesi (mínimo de 10 linhas).
O professor tem que estimular seu aluno a ser um individuo pensante e reflexivo sobre algumas atitudes e que aprenda a questionar, investigar e analisar a realidade que o cerca, pois a reflexão é primordial para que seu aluno tenha atitudes sobre suas idéias e fatos corriqueiros, com tudo a educação tem o papel de proporcionar ao individuo esse momento de pensamento e analise da realidade, com isso Luckessi traz três passos fundamentais para exercitar o critico-filisofico no cotidiano.
Primeiro Catalogar os valores, tomar ciência das crenças, princípios, sentimentos, práticas e superstições que conferem sentido à nossa existência e à vida societária.
Depois a crítica, o questionamento das práticas e princípios norteadores é preciso questioná-los de todos os ângulos possíveis.
Por ultimo reconstruir os valores verdadeiramente significativos e suficientemente válidos para guiar a prática na direção almejada.
Catalogar os valores; criticá-los; reconstruí-los é um processo dialético que vai de uma determinada posição para superação teórico-prática.
- O método socrático, pautado na ironia, na refutação e na maiêutica, pode ser aplicado na escola atual? Justifique.
Ironia: o processo de interrogação e diálogo é instigar o interlocutor a expor seus conhecimentos sobre determinado assunto.
Refutação: consiste em demonstrar ao interlocutor a sua ignorância. Refuta-se o conhecimento apresentado, utilizando os argumentos do próprio indivíduo.
Maiêutica: ao reconhecer a própria ignorância, o interrogado torna-se apto a elaborar um conhecimento mais próximo da verdade. Trata-se de extrair do outro o conhecimento que está oculto em sua alma e não em seu corpo.
Com certeza sim o professor é o auxiliar no descobrimento dos conhecimentos do aluno, partido do conhecimento prévio o professor auxiliaria no nascimento de idéias puras e verdadeiras, ou seja, ajudar o aluno ter autonomia.
- Argumente sobre a filosofia de Platão, explicando o papel da educação na formação do indivíduo, explicitado no Mito da Caverna.
Na educação temos que tirar nossos alunos da escuridão, das sombras, do mundo sensível, despertá-las para a realidade como o mundo inteligível, mundo das idéias das verdades, com praticas pedagógicas pode auxiliar nossos alunos a desenvolver sua inteligência, despertarem a consciência, instigá-los a elaborar novos conhecimentos, a decifrar as ideologias e superar o senso comum.
A educação deve possibilitar ao educando sair da “caverna”, ou seja, da escuridão, do erro, da ignorância e conduzi-lo à luz do conhecimento. Cabe à escola mediar constantemente a relação entre o senso comum e o conhecimento científico. Para que isso ocorra é preciso que os alunos discutam, reflitam e reelaborem autonomamente os conteúdos escolares, para que as suas opiniões ultrapassem o conhecimento espontâneo. Neste sentido, a reflexão filosófica é indispensável.
- Explique a contribuição de Aristóteles para a educação.
Aristóteles organiza o percurso do pensamento onde ela passa por três caminhos, a abstração, reflexão e raciocínio, pois, não há no campo das idéias que não tenha passado pela experiência, ou seja, a essência do que existe em nosso mundo e que permitam chegar a uma conclusão coerente.
Com isso a importância para Aristóteles consiste em á razão e a experiência, como aspectos fundamentais na produção de conhecimentos, abrindo um caminho para idéias pedagógicas que valorizam a influência do meio social no processo de ensino aprendizagem.
- Compare a Patrística e a Escolástica. ( IDADE MÉDIA – IGREJA)
Elas foram às únicas formas de transmitir ao povo (geralmente o clero) o saber.
Na filosofia patrística a frase “Crer para compreender” exprime a subordinação da razão à fé, santo Agostinho com base na teoria de Platão dos dois mundos sensível e inteligível, elabora a teoria da iluminação, que somente os iluminados por deus conheciam as verdades imutáveis.
Na filosofia escolástica Aquino, tenta explicar o mundo concreto, processo de conhecimento se dá pela transição entre a assimilação da imagem concreta e subjetiva, e do pensamento, que é abstrato, com isso a essência divina não podia ser comprovada pela razão, sua existência por meio da explicação sobre a origem divina, ou seja, o indivíduo adequar a imagem da criação e, racionalmente, elabora a idéia abstrata de que é uma obra divina.
No entanto, pode-se concluir que elas foram a chave para a educação na Idade Média e também foram o que uniram de certo modo e tempo as ciências e a religião, ou seja, para que a religião se alavancasse os religiosos tiveram que se embasar na filosofia que nada acredita.
...