OS PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA ENSINO FUNDAMENTAL
Por: guh2504 • 6/6/2022 • Trabalho acadêmico • 825 Palavras (4 Páginas) • 163 Visualizações
[pic 1]
CURSO PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
ENSINO FUNDAMENTAL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
O PODER DA MÚSICA NO ENSINO
ROSANA DO CARMO ANDRADE DA SILVA RA: 1938158
POLO IBATÉ
2022
SUMÁRIO
1. Situação problema
2.Justificativa e embasamento teórico
3. Público alvo
4. Objetivos
5. Percurso percorrido
6. Recursos
7. Cronograma
8. Avaliação
9. Produto final
10. Referências
1. SITUAÇÃO PROBLEMA
O tema surgiu ao ver a necessidade de falar sobre a música. Existe uma grande dificuldade nas famílias em passar para seus filhos, a importância da música no aprendizado deles.
Devemos contribuir para o aprendizado da música de uma forma atraente, lúdica e educativa. Há um problema com os alunos da pré-escola, por conta da falta de conhecimento de assuntos básicos da música. Sabemos que a criança aprende a maioria das coisas em casa com os pais, mas devido ao fato de passarem a maior parte do tempo em instituições de educação temos o compromisso de acompanha-los no desenvolvimento nessa área especifica.
2. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO
A música é uma linguagem feita de ritmos e sons, capaz de exprimir e despertar sentimentos. Ela representa uma fonte importante de estímulos, equilíbrio e autoestima para as crianças de todas as idades, além desenvolver o raciocínio, criatividades e outros benefícios. No contexto escolar, a música amplia e facilita a aprendizagem do educando, contudo as crianças irão adquirindo coordenação motora, vocabulário e autocontrole, com isso a música se torna um poderoso recurso pedagógico.
No entanto, nos dias de hoje, o professor ainda encontra dificuldades em trabalhar música na educação infantil. Esta indagação surge em função da percepção de que a música pode atrair e envolver as crianças elevando sua autoestima, a criatividade e a imaginação.
Desde o útero materno a criança sofre influencias musicais distintas, ambiente musical frequentado pelos pais e pela sociedade em que está inserida. A criança tem necessidade em estar em contato com a música, pois é através dos diversos sons que a criança ainda bebê começa a interagir com o meio. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva.
Ao cantar ou imitar a criança passa a descobrir suas capacidades e estabelece relações com o meio em que vive. Além da música encantar, ela tem a capacidade de tornar o aprendizado prazeroso e estimulante.
Dessa forma, levar a música para a sala de aula, como auxílio pedagógico é fundamental, tanto para o desenvolvimento do ensino aprendizagem como também o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e convívio social.
3. PÚBLICO ALVO
Esse projeto foi desenvolvido para crianças de 06 meses até 03 anos, onde nessa fase já conseguem entender mais facilmente a interação da música. A música desperta a criatividade, propicia que a criança se expresse, mas depende da maneira de como ela é colocada. Não devemos levar tudo pronto, mas deixarmos que a criança invente, crie, cante da forma que ela sentir.
4. OBJETIVOS
O grande objetivo do projeto (Poder da Música no Ensino) é mostrar a necessidade da música no aprendizado e criatividade das crianças. Sensibilizar pais e mães da importância de incentivar os filhos a terem compromisso com as práticas ensinadas no projeto e devera ser levado para toda a vida. O objetivo específico é de levar ao aluno adquirir desde pequeno a importância da música.
Iremos explorar a música em diferentes ritmos, promover a sociabilidade e a expressividade, auxiliar no desenvolvimento sensório-motor, estimular a criatividade e principalmente auxiliar na formação integral das crianças.
...