Oralidade
Por: Rozi • 13/5/2015 • Artigo • 278 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
Campo verde MT.
Pós-graduação /Alfabetização e letramento
Docente: Rozimar Siqueira Santos
Oralidade
O professor em sua prática deve estar trabalhando de maneira prazerosa onde o aluno possa estar participando através da fala, devendo ser respeitado a forma que ele fala, para somente depois mostrar para este aluno a diferença e semelhança entre as duas modalidades a fala e a escrita.
Porque na maioria das vezes o grande problema é que como o aluno fala ele escreve não fazendo esta diferença entre fala e escrita. E isso deve ser trabalhado de diferentes maneiras com o aluno exemplos: a oral pelo oral, debater fazendo mesas redondas, discutir, dar depoimentos. Da oral para o escrito, anotações de sala de aula, fazer convites, conclusões de debates. Do escrito para oral, expor programações, seminários sobre assuntos estudados.
É importante que o professor possibilite o conhecimento e o desenvolvimento da linguagem oral.
É necessário que trabalhe a oralidade em qualquer disciplina, o professor devera organizar as apresentações, dividir a turma, sugerir onde eles podem estar fazendo suas pesquisas, determinando horários, para que o aluno possa aprender organizar seu tempo.
Sugerindo que faça tópicos, para somente olhar e lembrar-se do assunto a ser falado. Como exemplo: não falar baixo, evitar repetições na fala, falar pausadamente, fazer ensaios, pois através dos ensaios, podem ser vistos erros e ser corridos antes, dentre outras sugestões possíveis para evitar constrangimento na hora da apresentação.
Somente assim, aos poucos a oral e a escrita estarão sendo trabalhada sem grandes esforços, e transformando em correções automáticas, melhorando no dia a dia.
Pois, somos aprendizes a cada instante, e estamos em processo de transformação constantemente. E nunca é tarde para se aprender.
...