Organização da Educação Brasileira e Políticas Públicas
Por: LizzianeDias • 25/4/2017 • Trabalho acadêmico • 305 Palavras (2 Páginas) • 439 Visualizações
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso: Pedagogia
Disciplina: Organização da Educação Brasileira e Políticas Públicas
Professora: Vera Fátima Corsino de Almeida
Aluno(a): Lizziane M. Dias Paim RGM: 053.10407 Polo: Jardim
ATIVIDADE 5 ( Aulas 08)
Descreva a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Voltada para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa, a educação de jovens e adultos se configurou pela necessidade de mudanças nos âmbitos social, econômico e cultural do país. O governo visava à extinção do analfabetismo para que houvesse, segundo eles, mais pessoas produtivas que contribuíssem com o desenvolvimento do país.
Em 1947 foi criado o primeiro curso supletivo, onde o objetivo do governo era modernizar o país, mas não dispunham de profissionais qualificados, além de ser um período curto para uma alfabetização de qualidade, ficou visada como educação desinteressada.
Foi por meio das críticas de Paulo Freire, que teve início aos principais programas de alfabetização. As ideias de Freire propunham um ensino pedagógico onde houvesse maior diálogo entre professores e alunos, mas infelizmente os projetos acabaram sendo reprimidos devido ao golpe militar, onde de caráter pedagógico o ensino de jovens e adultos passou a ser político.
Como a educação de jovens e adultos se torna importante para a construção e resgaste da cidadania, a metodologia de ensino na EJA deve ser baseada e praticada em perspectivas diversas e inovadoras, por meio de atividades concretas e objetivas e que sempre envolva a participação dos alunos. É preciso contar com um planejamento didático que desperte o interesse do aluno e o prazer pela aprendizagem, levando em consideração o que o aluno vive em seu cotidiano. Os docentes precisam ter visão de escola inclusiva, gerando no alfabetizando a esperança e vontade de muda sua atual realidade.
...