Organização e Metodologia da Educação Infantil
Por: JAAM • 6/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.081 Palavras (5 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1]
PEDAGOGIA-LICENCIATURA
ATPS
Organização e Metodologia da
Educação Infantil
3º/4º NA – Pedagogia – Profª Andréia Cristina Soares
SÃO CAETANO DO SUL
NOVEMBRO – 2014
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de qualquer aluno na Educação Infantil é muito importante, pois a criança recebe estímulos nos primeiros anos de vida e isso vai interferir diretamente no seu desenvolvimento dentro e fora da escola.
Quando nessa situação há uma criança com síndrome de Down ou outras deficiências intelectuais na educação infantil regular, normalmente costuma-se trazer resultados muito positivos, sobretudo se a escola possui toda estrutura e professores preparados para promover a inclusão.
As crianças que tem a síndrome de Down e que se interagem com as demais crianças que não possuem deficiência, isso é, benéfico para elas e para as demais crianças dessa comunidade, pois enquanto há essa interação elas aprendem com as crianças que não possuem deficiência, servindo como exemplos de comportamento e de conquistas, mas é possível que elas precisem de ajuda e apoio adicionais.
A maioria das crianças com síndrome de Down encontra-se em um estágio de desenvolvimento social e emocional anterior aos de seus colegas, devido às dificuldades de aprendizagem. Para qualquer criança, é muito mais difícil fazer progressos em áreas cognitivas até serem capazes de se comportar e interagir com os outros e que sejam aceitas socialmente.
Na Educação Infantil o foco da ajuda e do apoio adicional deve ser a aprendizagem de regras para o comportamento social normal e apropriado. Com isso os objetivos da inclusão social para a criança pequena com síndrome de Down devem abordar:
*Aprender a participar e interagir;
*Dar retorno a pedidos verbais e instruções;
*Aprender padrões típicos de comportamento, por exemplo, saber a sua vez, dividir, fazer fila, sentar;
*Aprender a brincar em cooperação;
*Desenvolver independência: autoajuda e habilidades práticas;
*Desenvolver amizades;
*Desenvolver a preocupação com os outros;
As crianças com síndrome de Down normalmente possuem períodos de concentração menores que seus colegas, também têm mais dificuldade em processar demandas por mais de um sentido por vez, por exemplo, copiar e ouvir, isso prejudica a sua habilidade de concentração. Essas dificuldades são particularmente aparentes nos primeiros anos e muitas crianças pequenas podem se distrair facilmente, flutuando de uma atividade para outra.
A partir dessa pequena introdução vamos elaborar uma sequencia didática para trabalhar com a poesia “VAI JÁ PRA DENTRO MENINO”, que está no livro MAIS RESPEITO EU SOU UMA CRIANÇA de Pedro Bandeira.
[pic 2]
SEQUÊNCIA DIDÁTICA[pic 3]
O público alvo são crianças com síndrome de Down e com 5 anos e na série alguns dão o nome de pré escola outros dão o nome de G5, depende da nomenclatura utilizada na escola.
OBJETIVOS:
- Estimular o prazer, o interesse e a satisfação do aluno pelo hábito de leitura;
- Introduzir termos novos, ampliando o vocabulário em português;
- Favorecer o entendimento das características textuais da poesia;
- Explorar diferentes ambientes e materiais;
- Desenvolver e ampliar a linguagem oral;
- Nomear e identificar figuras diversas;
- Identificar e registrar letras, trabalhando a escrita;
- Desenvolver a produção artística.
CONTEÚDO:
- Linguagem Oral;
- Escrita;
- Artes.
TEMPO ESTIMADO:
- Essa sequência tem como previsão 10 aulas;
MATERIAIS:
- Brinquedos, água, massa de modelar, moldes, terra, revistas, lápis de cor, canetinha, tesoura, cola, papéis (Kraft, canson, sulfite)
DESENVOLVIMENTO
1ª Aula: Dia do Poema
1º - Vamos ver o vídeo do poema com as crianças (https://www.youtube.com/watch?v=4_kw2vORNLw), após assistirem o vídeo o professor deverá fazer a leitura completa do poema;
2º - Em roda de conversa:
- Perguntar às crianças se eles já ouviram o poema antes? se gostaram? Sabem-se quem o escreveu? Se já ouviram falar de Pedro Bandeira?
- Conversar com as crianças sobre que foi Pedro Bandeira, fazer uma breve apresentação com uma fotografia do escrito e dizer a elas que por algumas aulas estaremos trabalhando com o poema que acabamos de ver e ouvir;
3º - Escrever uma parte do poema com letras garrafais em um papel pardo, em sala junto com as crianças, o professor servindo de escritor;
“Como eu vou saber da terra,
se eu nunca me sujar?
Como eu vou saber das gentes,
sem aprender a gostar?
Quero ver com os meus olhos,
quero a vida até o fundo.
Quero ter barro nos pés,
eu quero aprender o mundo!”
4º - Para descontrair vamos exibir o vídeo do poema novamente, cantando com as crianças, podendo repetir mais de uma vez;
2ª Aula: Dia do Fazendo Arte
1º - O professor vai perguntar se os alunos lembram-se do poema que ouviram ontem, caso de não (o professor vai ler novamente o poema) e caso de sim (criação do cartaz);
...