Organização e Metodologia em Educação Infantil
Por: Priscila do Nascimento silva Lima • 23/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.392 Palavras (10 Páginas) • 263 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA -UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA
ITAPECERICA DA SERRA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas Norteadoras:
Organização e Metodologia em Educação Infantil
Brinquedoteca e o Elemento Lúdico
Didática de Contar Histórias
Literatura Infanto Juvenil
Multimeios Aplicados à Educação
Priscila do Nascimento Silva Lima – RA 9902010181
4° semestre - Pedagogia
TUTORA: Prof. Mestre Eliane Maria da Silva Anunciação
PLANO DE AÇÃO VISANDO À IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ITAPECERICA DA SERRA/SP
19 de Novembro de 2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA
UNIDERP
DESAFIO PROFISSIONAL
PLANO DE AÇÃO VISANDO À IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
Disciplinas Norteadoras:
Organização e Metodologia em Educação Infantil
Brinquedoteca e o Elemento Lúdico
Didática de Contar Histórias
Literatura Infanto Juvenil
Multimeios Aplicados à Educação
Sob a orientação da Tutora: Prof. Mestre Eliane Maria da Silva Anunciação
ITAPECERICA DA SERRA/SP
19 de Novembro de 2016
INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão apresentados os passos do Desafio Profissional que contém as fases do desenvolvimento, o brincar e as brincadeiras, a era tecnológica na Educação atual, as produções de linguagem no mundo contemporâneo. Podendo também compreender um pouco mais sobre a importância da brinquedoteca inserida na escola.
Será apresentado um plano de ação para implantação de uma brinquedoteca para um Centro Municipal de Educação Infantil
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1
É de extrema importância o conhecimento pleno sobre as fases do desenvolvimento infantil, pois somente desta forma o Professor pode acompanhar com um olhar clínico cada criança que está ao seu redor, sabendo que cada criança precisa de seu espaço para se desenvolver e tem seu período próprio de evolução, cada qual com suas peculiaridades, lembrando que cada período pode variar de criança para criança, podendo haver defasagem de anos e do estímulo recebido.
Como as crianças se desenvolvem?
Cada criança se desenvolve dentro de suas possibilidades, ocorrendo de forma gradativa e não necessariamente todos na mesma época.
Segundo Piaget, a criança passa por quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo, quais são eles?
Os quatro períodos são:
Sensório motor
Pré-operacional
Operatório concreto
Operatório formal
Quais as características de cada fase de desenvolvimento?
No período Sensório motor que vai de 0 à 2 anos, a criança não vê necessidade em explicar o que diz, ela acha que já está sendo entendida pelos adultos, se baseia em percepções sensoriais e apartir daí vai construindo suas noções básicas, neste período o desenvolvimento físico é o que permite a criança à adquirir novas habilidades como por exemplo sentar, andar e o aparecimento da liguagem oral.
No período Pré operacional que vai de 2 à 7 anos, a criança tem seu pensamento egocêntrico ou seja, é incapaz de compreender outro ponto de vista que não seja o seu, é inflexível, seu ponto de referência é ela mesma. Ás características mais importantes nessa fase são: Ausência de noção de reversibilidade, inteligência simbólica, da vida a seres inanimados(animismo),pensamento intuitivo e mágico.
No período Operatório concreto ocorre dos 7 até os 11 anos de idade e coincide com a escolarização, a criança tende a diminuir sua egocentricidade, começa a levar mais em conta o ponto de vista de outras pessoas, se torna mais socializada, surge a capacidade de analisar mais logicamente, respeito mútuo, participação em grupo e maiores responsabilidades.
No período Operatório formal ocorre a partir dos 11 ou 12 anos, já se racíocina logicamente e sistematicamente, se encontra numa realidade possível, aprende a criar ideias e conceitos,o adolescente não necessita mais de manipulação ou referência concreta, mais tarde vem o equilíbrio entre o pensamento e realidade.
PASSO 2
1-Porque a brincadeira é importante?
A brincadeira é de extrema importância para o desenvolvimento infantil, porque é onde ocorre a socialização e o respeito com o próximo, a interação com o mundo, adquire capacidade de raciocínio, noção de espaço, afetividade, independentemente da idade aprende a tomar decisões sobre o que brincar e como brincar e um dos principais o conhecimento de si próprio.
2-A criança já sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar?
A brincadeira não ocorre de forma natural, a criança aprende de acordo como mundo à sua volta , com sua cultura e convivência com outras crianças.
...