Organização e Gestão da Educação Brasileira
Por: junior2k • 27/7/2015 • Trabalho acadêmico • 574 Palavras (3 Páginas) • 640 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA CAMPUS NATAL/ZN DISCIPLINA: Organização e Gestão da Educação Brasileira |
ATIVIDADE AVALIATIVA
Os autores são contra pois a natureza do processo pedagógico impossibilita um modelo de produção capitalista aonde o estudante e ao mesmo tempo objeto (beneficiário do sistema) e sujeito do ato educativo. Tendo diferenças entre educação e linha de produção, entre organização escola e organização empresarial por exemplo : no modelo educacional o aluno é sujeito e objeto no processo de produção e socialização do conhecimento historicamente produzido e já uma organização empresarial os fins da atividade humana são a produção de mercadorias, visando à obtenção de lucro, além de outras diferenças essa e só um exemplo.
Modelo democrático: Definição explícita, por parte da equipe escolar e da sociedade na gestão da escola. Autogestão: anarquia falta de autoridade administrativa. Co-gestão: modelo de participação da comunidade escolar.
Os fatores principais foram à globalização e à reestruturação do processo produtivo, é caracterizado por transformações pautadas por uma concepção de Estado que cede lugar para o mercado, diminuindo seu tamanho, reduzindo gastos públicos e abrindo suas fronteiras para o capital internacional. Seguindo diretrizes dos organismos internacionais, consolida a reforma de suas estruturas e aparato de funcionamento, desregulamentando a economia, privatizando empresas públicas, reformando e descentralizando os serviços de proteção social e flexibilizando as relações trabalhistas, configurando-se, assim, pela minimização do papel do Estado no que se refere às políticas públicas.
A participação de docentes e discentes e comunidade na administração da escola ao qual deve servi aquela comunidades sendo tendo assim a participação da comunidade beneficiada pela escola.
Autonomia pode ser entendido como democratização da gestão escolar, independência, sistema ético segundo o qual as normas de conduta provêm da própria organização humana ou ainda a possibilidade e a capacidade de a escola elaborar e implementar um projeto político-pedagógico que seja relevante à comunidade e à sociedade a que serve |
...