Organização e metodologia da educação Infantil
Por: betanialuiz • 12/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 312 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
[pic 1]
Organização e Metodologia
Da Educação Infantil
INTRODUÇÃO
RESENHA: Educação Infantil na Europa x Educação Infantil no Brasil
Este trabalho tem como objetivo analisar de forma critica, tanto a educação infantil na Europa, quanto no Brasil, analisando desde o processo histórico até os dias atuais.
Que com o passar do tempo surgiram grandes mudanças, desde a função assistencial, até a função de educar, quando passou a reconhecer a criança como cidadão, tendo reconhecido o direito a educação de qualidade desde a infância.
Na Europa tinham como objetivo cuidar das crianças enquanto as suas mães saiam para o trabalho, começando assim uma grande mudança nas famílias.
A revolução industrial, possibilitou assim a entrada da mulher no mercado de trabalho, alterando a forma de cuidar e educar os filhos.
Observando a história, percebemos que a própria literatura menciona o jardim de infância como uma instituição pedagógica e, que, desde a sua criação, não se tinha uma grande preocupação com o cuidar fisicamente das crianças, porém, o primeiro jardim de infância criado por Froebel, se preocupava com o cuidar, o educar e acima de tudo, transformar. A estrutura familiar, fazendo com que as famílias passassem a cuidar melhor de seus filhos.
No Brasil, as creches surgiram para auxiliar as mulheres que trabalhavam fora.
Analisando a História da Educação Infantil percebemos que ela andou por diversos caminhos, as diferentes funções destinadas ao atendimento das crianças no decorrer do tempo deixou marcas no que se refere no papel desenvolvido pelo educador, pois o educar, principalmente crianças de zero a seis anos, está, diretamente ligado ao cuidar.
Observado todo o processo histórico que passou a educação infantil tanto européia como brasileira, percebemos que houve grandes mudanças, pois a infância é algo que está em construção permanentes com inúmeras variações durante a história, pois ela deixou de ser objeto de cuidados apenas das famílias e passou a ser objeto dos deveres públicos, visto que a criança hoje é considerado como ser que tem identidade própria, ou seja, são cidadãos de direitos.
A pré-escola não pode ser considerada mais como um lugar apenas destinados aos cuidados básicos de higiene e de boa educação, mas sim, a escola, inclusive a de educação infantil deve sim, preparar o aluno para ser um cidadão participativo dentro da sociedade em que vive.
Analisamos no Brasil a história de educação é marcada por enormes diferenças sociais, desde os jesuítas possuíam dois modelos de instrução, um destinado aos indígenas, e o outro para os filhos dos colonos, centralizando em um ensino mais oculto.
A educação não era uma área que recebe o reconhecimento que deveria ter, mesmo sendo a base para formação da sociedade, mas, acreditamos que a educação Brasileira tem solução, desde que seja realizado um trabalho de compromisso com todos os envolvidos na educação. Quando relacionamos a educação de hoje com a educação do passado, vemos que ela está com crescimento considerável.
Por fim, quando o Brasil tomar a educação como prioridade, tem os a certeza de que os brasileiros terão plenas condições de realizar seu desenvolvimento, tanto no campo social, econômico e político, pois só a educação tem o poder de transformar a sociedade como um todo.
A Importância dos jogos e brincadeiras na educação Infantil.
Na Educação Infantil a criança começa a interagir com ambientes diferentes do está acostumada a conviver e a escola tem como papel nessa fase trazer um aconchego no espaço escolar.
Através das brincadeiras a criança aprende a se relacionar com o mundo e com outras pessoas. Através do brincar ela desenvolve a linguagem oral, capacidade de locomoção cumprimento de regras e aprende a socializar em grupo.
O professor ou escola deve também proporcionar um espaço e oferecer materiais que possam chamar atenção da criança e que venha possibilitar um momento prazeroso, que leve a criança a usar sua imaginação e criatividade.
É necessário que o professor interfira nas brincadeiras e saiba comandar o jogo, principalmente quando existe regras a ser estabelecidas.
"O jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral". (Piaget, 1967:25)
Principais tópicos de estímulos cognitivos que ocorrem por meio das brincadeiras.
Habilidades motora;
Requerem movimentos corporais.
Aprendizagem emocional e afetiva:
Processo de socialização:
...