Organização e metodologia da educação infantil
Por: priscila.taveira • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.508 Palavras (11 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1]
DESAFIO PROFISSIONAL
PEDAGOGIA
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
Organização e metodologia da educação infantil
E
Brinquedoteca e o elemento lúdico.
Professora Tutora EaD: Elisete de Mattos Monteiro
Atividades Práticas Supervisionadas
Adriane Reiner Franco - 9904004633
Aline de Conti Siqueira - 9650541698
Isabeli Aparecida Xavier de Souza – 8520915918
Daniene Cristian Galharin - 9612492015
Priscila Taveira Luiz Bueno dos Santos - 9904010182
Agudos- SP
25/09/2015
Introdução3
Observação narrativa4
Etapas Organizacionais5
Documentos de observação e interpretação6
Lista de Verificação (checklist) 8
Considerações Finais9
Referencias Bibliográficas10
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é mostrar a importância da brinquedoteca nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem das crianças, não sendo este um lugar para brincar desorganizado, de qualquer forma, um lugar para os professores soltarem as crianças para terem um descanso, mas um lugar onde possa servir para ensinar as crianças através das brincadeiras, pelo lúdico, um meio de atrair esse ser tão ativo, agitado, curioso pra descobrir o mundo, por meio de brincadeiras orientadas com um objetivo de ensinar, de possibilitar conhecimento.
A brinquedoteca é um espaço onde o brincar torna-se significativo, e por isso vamos expor neste trabalho qual a sua importância para o desenvolvimento da criança, o que este meio pode proporcionar de novo, de atraente para as crianças, para o seu aprendizado escolar, que na sala de aula não contempla, compreendendo assim a necessidade de criação da brinquedoteca em escolas.
Observamos então uma aula em uma brinquedoteca escolar, para reunir informações, sobre o espaço físico da brinquedoteca, sobre vários aspectos de desenvolvimento das crianças, definindo então qual criança a ser observada, a observação teve duração de aproximadamente 02h: 00min.
“A brincadeira cria para as crianças uma "zona de desenvolvimento proximal" que não é outra coisa senão a distância entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um companheiro mais capaz”. (VYGOTSKY, 1989, apud WAJSKOP, 2000, p. 35).
Observação Narrativa (Ilustrativa) |
Observador: Priscila Taveira Luiz Bueno dos Santos |
Idade da criança: 04 anos e 10 meses Sexo da criança: Feminino |
Responsáveis pela criança durante o período de observação |
Nome: Gisele Função: Professora do desenvolvimento infantil |
Contexto da observação: Brinquedoteca escolar |
Data da observação: 04/09/15 Horário de Início: 08h00m Horário de Término: 10h00m |
Escolha da criança |
Ela foi minha escolha, pois no momento que me viu já se dirigiu a mim, com um belo sorriso no rosto, perguntando meu nome se eu era boazinha ou se era brava, na verdade neste momento não pude escolher outra criança que não fosse ela. |
Breve descrição das características marcantes da criança |
A professora disse que a Giovanna é filha única, que sua família é participativa, ela é uma criança organizada, de ótima concentração que obedece bem as regras impostas, que não chora ao separar-se dos pais e que se alimenta bem na escola |
Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação |
A área de recreação é a sala onde ficam os brinquedos, jogos, material pedagógico, fantasias, um grande espelho na parede, aparelho de som e materiais de pintura como tintas guache e pinceis. Os brinquedos estão colocados em prateleiras por toda a sala. No centro da brinquedoteca, existem duas mesas e varias cadeiras compatíveis para a idade das crianças, em um dos cantos da sala tem um tapete de Eva. A sala é dividida em 05 cantinhos, como é chamado pela professora, cantinho das artes, cantinho dos jogos, cantinho salão de beleza, cantinho da fantasia e o cantinho das brincadeiras simbólicas. As paredes da brinquedoteca são coloridas, com vários personagens do Walt Disney. O cantinho das artes é usado geralmente após um teatro feito pela professora, para atividades de pintura com tema desenvolvido no teatro. Cantinho dos jogos recreativos, para o desenvolvimento de cada criança. Cantinho salão de beleza e cantinho da fantasia, usado em conjunto pela professora para trabalhar a auto-estima de cada criança e também para despertar a criatividade de cada um. Cantinho das brincadeiras simbólica, usado para trabalhar a afetividade das crianças entre outras coisas. As crianças ficam sempre ocupadas com as atividades lúdicas aplicada por sua professora. O ambiente é bem animado e acolhedor, um ambiente bem alegre. Dos habituais 22 alunos que freqüentam as aulas, hoje apenas 16 alunos compareceram a escola, sendo eles 11 meninos e 05 meninas, as crianças desta turma são bem animadas e bastante questionadoras. |
Etapas Organizacionais
A escola escolhida para a observação é uma escola de educação infantil, onde é freqüentado por crianças de três à cinco anos, o cenário de observação é uma brinquedoteca na escola.
O foco da observação é o comportamento social da criança neste espaço.
A observação do comportamento da criança teve duração de aproximadamente duas horas e uma hora e meia para o registro do comportamento.
A criança a ser observada é escolhida por seu comportamento agradável e carismático, com pessoas que não são do seu convívio.
...