Organização e motodologia da educação infantil
Por: roxanem • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.591 Palavras (11 Páginas) • 241 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
E
BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO
NOME: ANA LUCIA OLIVEIRA DA MOTTA – RA 8944158067
NOME: CLEIDE BRAZ PACHECO – RA 8948183793
NOME: LILIAN APARECIDA MARCOLINO – RA 9686492824
NOME : MIRIAM LUCI DE OLIVEIRA LIMA SENA – RA 9768446769
NOME: SHIRLEI CRISTINA DE GODOI NOGUEIRA – RA 9435566692
Desafio profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Organização e Metodologia da Educação Infantil” e “Brinquedoteca e o Elemento Lúdico” , sob orientação da Tutora à presencial Professora Denise de Andrade Rocha Oliveira.
TAUBATÉ
2015
SUMÁRIO
Resumo ...........................................................................................................pág 3
Introdução.......................................................................................................pág 4
A Brinquedoteca e a Criança...........................................................................pág 5
A Observação e seus Benefícios para o Trabalho
Docente ............................................................................................................pág 6
O Que e Como se Observou............................................................................pág 7
Descrições da Criança Observada...................................................................pág 9
Foco da Observação e Embasamento Teórico.............................................................................................................pág 11
Lista de Verificação .......................................................................................pág 13
Conclusão.......................................................................................................pág 15
RESUMO
O presente trabalho tem como finalidade destacar a importância da brinquedoteca na aprendizagem escolar, apontando sua contribuição para que as crianças formem amplo conceito de mundo, onde a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados, bem como auxilia como suporte pedagógico. Será apresentada a função de um brinquedista e na visão de vários pensadores sobre o brincar, pois, enquanto a criança brinca expressa sentimentos, crenças e modos de pensar, agir e falar. A brincadeira estimula a participação de todos. É brincando que a criança dá asas a imaginação e por meio das brincadeiras, às crianças aprendem a viver com harmonia, buscando do equilíbrio em sociedade.
PALAVRAS – CHAVE: Brincadeiras. Brinquedoteca. Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Para alcançar os propósitos relacionadas a este trabalho, o presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, que objetiva conhecer os benefícios de uma brinquedoteca e os proveitos que a ludicidade oferece a pratica pedagógica e ao desenvolvimento da criança.
Considera-se a Brinquedoteca como espaço que dá a liberdade para o brincar e o uso do lúdico como recurso necessário à construção de aprendizagens, da identidade, autonomia e das diferentes linguagens na infância, ou seja, um ambiente confortável, com estímulos diversificados para o desenvolvimento de habilidades e capacidades significativas. Acredita-se na possibilidade de vê-la como local transformador, onde se resgata o prazer de brincar inserida no contexto histórico-social e cultural da criança.
Será apresentado alguns tropeços encontrados pelos próprios docentes, porém a educação está conhecendo agora este meio de ensino e seu desenvolvimento está em constante crescimento, diante disto acredita-se no total sucesso do trabalho realizado na brinquedoteca.
A BRINQUEDOTECA E A CRIANÇA
A brinquedoteca constitui-se em um ambiente físico dotado com brinquedos variados com a finalidade de proporcionar à criança interação por meio dos brinquedos e a perpetuação de uma cultura lúdica.
O espaço brinquedoteca escolhido para realizar o trabalho de observação da criança é um ambiente escolar, bastante movimentado, isto é uma escola com muitos alunos matriculados, as turmas são montadas em torno de 20 a 22 alunos por sala. A brinquedoteca foi montada em uma sala contendo uma janela e uma porta voltadas para o pátio, podemos observar a presença de vários tipos de brinquedos tanto para meninas como também para meninos, organizados separadamente, as paredes são pintadas nas cores azul e amarelo claro, o chão é de piso frio e sobre o mesmo foi colocado tapetes de borrachas coloridos, mesinhas coloridas com cadeiras, almofadas espalhadas pelo ambiente, os brinquedos estão organizados em prateleiras de ferro e alguns em caixas de madeiras pintadas coloridas e também alguns minis móveis contribui para as brincadeiras de cozinhas e feiras. A utilização da brinquedoteca se dá uma vez por semana, uma hora por sala, foi confeccionado uma escala para melhor organização deste trabalho. As crianças vão para a brinquedoteca com os professores.
Dentro da brinquedoteca é possível perceber conflitos entre as crianças e também maneiras que elas mesmas encontram de solucioná-los e o próprio desenvolver da criança, nos mais diversos âmbitos. A criança escolhida para a observação e para a produção deste trabalho é um menino de 5 anos e idade, loirinho de olhos claro, pele clara, aparentemente ao entrar tranquilo, filho único por enquanto, pois a mãe está no início de uma nova gestação, assim que começou as brincadeiras o que chamou atenção foi seu comportamento ao adentrar o local.
...