Orientações Curriculares para Ensino mèdio
Por: Alessandra Fabian Sostisso • 25/8/2021 • Artigo • 315 Palavras (2 Páginas) • 108 Visualizações
Uma leitura das Orientações Curriculares para o Ensino Médio
Metodologia B 2009/2
As finalidades do Ensino Médio, os critérios de seleção de conteúdos, as habilidades a serem desenvolvidas, as abordagens mais adequadas para os conteúdos e como a Matemática pode contribuir para a formação integral do estudante.
Fica claro nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, que a finalidade do ensino médio não serve apenas para dar continuidade nos estudos do ensino fundamental, mas preparar este aluno para o mercado de trabalho, para o exercício da cidadania, a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e a compreensão dos processos produtivos.
As habilidades relacionadas à representação, à compreensão, à comunicação, à investigação e à contextualização sociocultural estão estruturadas em três aspectos no documento: na escolha de conteúdos, na forma de trabalhar os conteúdos, no projeto pedagógico e na organização curricular.
Para as abordagens dos conteúdos do Ensino Médio devem-se levar em consideração os diferentes propósitos da formação na educação básica, pois o objetivo desta nova jornada é que o aluno saia preparado para os desafios do quotidiano. Que a Matemática seja eficiente para este aluno no desenvolvimento científico e tecnológico, ou seja, não fique alienado somente aos livros enciclopédicos e sim que os alunos sejam pesquisadores e exploradores de novos assuntos e conteúdos.
Em síntese, este documento apresenta um norte de como pode ser conduzido o ensino e a aprendizagem da Matemática no Ensino Médio. Não existe uma receita de bolo para que o aluno saia pronto para o mercado de trabalho ou para os desafios da vida. Este documento pode servir como parâmetro para eleger, conduzir, preparar os conteúdos a serem trabalhados no Ensino Médio, esperando que os alunos busquem novos conhecimentos, generalizem situações, abstraiam conclusões.
...