Os Direitos que permitem aos cidadãos intervir nas ações do Estado
Por: Sil Kaiala • 9/6/2018 • Artigo • 611 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
Através dos direitos que permitem aos cidadãos intervir nas ações do Estado e poder usufruir dos serviços prestados por este é que os indivíduos devem buscar mudar a sociedade em que vivem com o exercício dos seus direitos, deveres civis e políticos, ou seja, de sua cidadania.
Para exercer plenamente a cidadania, o Estado precisa assegurar a liberdade e acesso aos direitos individuais.
A cidadania plena é acessada por meio de condições oferecidas pelo Estado e também pela própria sociedade. Contudo, essas importantes previsões legais não impedem que muitos brasileiros não alcancem direitos básicos, como liberdade, moradia digna, saúde, educação e trabalho.
Como exemplo de cidadania e com o objetivo de tentar disseminar o conhecimento, pois através do conhecimento, educação, desenvolvimento cultural, político e senso crítico dos integrantes de uma sociedade, a mesma pode-se ou tem possibilidade de se desenvolver de forma mais harmônica e com perspectiva de desenvolvimento mais igualitário para todos.
O projeto “Livres Livros” idealizado pela baiana Raissa Martins, é um movimento de incentivo à leitura existente desde maio de 2015. A inspiração veio das ruas de Santa Bárbara, na Califórnia, que tinha uma unidade da Little Free Library. Tal proposta, de caráter também integrador, visa através da leitura, despertar nas pessoas e membros participantes do projeto a busca pelo conhecimento e através deste tentar disseminar cada vez mais a busca por uma sociedade menos desigualitária e com mais oportunidade, pois ao doar um livro que no momento não esta em uso e repassá-lo para outro, podemos dar a oportunidade a outras pessoas de absorver o conhecimento e de se auto desenvolver, principalmente porque a leitura não escolhe sexo, raça, religião e nem escolhe condição social e sim, simplesmente transforma.
Não obstante, tal projeto, tem também o intuito de despertar na sociedade, que a partir de pequenas ações podemos alcançar grande objetivos e semear várias células replicadoras e livres de fronteiras, pois tal iniciativa pode ser desenvolvidas em diversos lugares através de pequenos gestos e ações de seus agentes replicadores na comunidade aonde reside ou aonde se desejar multiplicar tal iniciativa.
Afinal, apesar da influência da tecnologia na vida de muitos brasileiros, o hábito da leitura é algo que não deve se perder jamais. Pesquisa divulgada pelo Instituto Pró-Livro aponta que o hábito de ler alcança 56% da população brasileira
O projeto também pode despertar nas pessoas o lado social e cidadão de cada um, não deixando apenas para o município, Estado ou União esta incumbência, pois tais ações tem que partirem principalmente da sociedade, ou seja, de baixo para cima, tal como foi na Inglaterra, favorecendo o desenvolvimento de uma nação prospera e consciente de seus direitos e deveres.
Além de disponibilizar livros gratuitamente, o projeto realiza uma série de ações de sensibilização para a importância do hábito de ler. Um deles é o Cantinho de Leitura Livres Livros acontece no parque da cidade em Salvador. Este é um espaço permanente para compartilhar sonhos e leituras – de mundo e dos livros. Ambientado de forma lúdica, o Cantinho de Leitura Livres Livros também promove mensalmente uma programação literária e cultural – como o Sarau de Contação de Histórias, palestras, bate-papos com escritores e articuladores de projetos sociais. Integrando a comunidade local ao universo da leitura.
...