Os Fundamentos Psicopedagógicos
Por: kamilenf • 16/5/2022 • Trabalho acadêmico • 350 Palavras (2 Páginas) • 81 Visualizações
Piaget Vygotsky
Papel dos fatores internos e externos no desenvolvimento Para Piaget só existiria desenvolvimento humano se ocorresse a maturidade biológica, existe uma aceitação que os fatores internos prevalecem sobre os externos, solicitando o desenvolvimento em sequencia fixa e universal do estágio. O ambiente social é privilegiado, realizando um reconhecimento que existe variação do ambiente, sendo assim o desenvolvimento também pode variar, não existindo uma aceitação única e universal do desenvolvimento humano.
Construção do conhecimento Segundo Piaget a construção do conhecimento ocorre com um acontecimento de ações físicas ou mentais sobre os objetos, onde os conhecimentos são elaborados espontaneamente de acordo com o estágio de desenvolvimento que ela se encontra, aproximando-a da concepção de adulto. Vygotsky acreditava que a criança já nasça em um mundo social, e desde então possui uma visão de mundo através da interação dos adultos ou crianças mais velhas ou seja, o primeiro ciclo social que está inserida.
Desta forma o conhecimento acontece do social para o individual.
Como se dá a aprendizagem Segundo ele a aprendizagem está submissa ao desenvolvimento e possui um impacto irrelevante sobre ele, assim minimizando o papel de interação social. Vygotsky acreditava que o desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam com reciprocidade ou seja, quanto mais aprendizagem mais desenvolvimento.
Papel da linguagem no desenvolvimento/relação entre linguagem e pensamento. De acordo com Piaget o pensamento ocorre antes da linguagem, sendo apenas uma das formas de expressões. O pensamento depende basicamente dos esquemas sensorimotores e não dá linguagem.A linguagem ocorre após a criança já ter alcançado um determinado nível de habilidades mentais, sendo submissa aos processos de pensamentos.Estabelecendo uma separação de informações que podem ser apresentadas por meio da linguagem e os processos que não parecem sofrer qualquer influência cognitiva. Para Vygotsky pensamentos e linguagem são processos interdependentes, desde o nascimento.A obtenção da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores, facilitando os pensamentos possibilitando a imaginação e a memória, e o planejamento da ação.Sendo assim a linguagem diferentemente daquilo que diz Piaget a linguagem sistematiza a experiência direta das crianças e por isso se adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.
...