Os Fundamentos Sociológicos da Educação
Por: naS2 • 10/8/2015 • Projeto de pesquisa • 491 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Atividade Colaborativa
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Atividade Colaborativa
Atividade Colaborativa
Atividade desenvolvida para a disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor (nome completo).
Anhanguera Educacional
2014
Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro
Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu
Pierre Bourdieu – Publicou um livro em 1970, que relatava a desigualdade ocorrida na França, por essas e outras que desaprovava o ensino da mesma, pois achava que era voltado apenas para os mais favorecidos financeiramente. Bourdieu defendia a ideia de que o ensino teria de ser igualitário, ou seja, um direito de todos.
O ensino da França era completamente voltado à elite, as próprias matérias favoreciam apenas os mais ricos de informações, e que na verdade, eram os mais ricos financeiramente, pois eram assuntos que a classe baixa não teria conhecimento suficiente. Esses mais fovorecidos aproveitavam seus domínios para impor toda e qualquer condição, como por exemplo, a propria cultura.
Os filhos de classes baixas não conseguiam nem se quer frequentar o primário, que dirá as universidades então, e por falta de conhecimento tinham que se submeter a alta sociedade.
Contextualização sobre o sistema educacional brasileiro e suas desigualdades
O Brasil infelizmente tem um nível de educação precário, mantendo o 35º no ranking publicado pelo site da Veja no mês de Abril de 2014, atravez da pesquisa feita pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Embora hoje ja hajam muitos projetos para o insentivo à educação, ainda falta estrutura, qualidade, pois a desigualdade que vemos entre a capital e o interior por exemplo, é enorme. Faltam escolas, materiais de qualidade, estrutura fisica do local, professores qualificados, entre outras muitas coisas.
Em algumas escolas os alunos tem aulas de robótica, danças, música, inglês,
...