Os Fundamentos da Administração
Por: dressamendes • 15/7/2022 • Abstract • 463 Palavras (2 Páginas) • 92 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO
MARANHÃO – CAMPUS PINHEIRO
Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Componente Curricular: Fundamentos da Administração
Matrícula: 20211STGA.PIN0017
Docente: Silvestre Junior
Discente: Andressa Mendes da Silva
Atividade Final – Etapa 2
1. Por que a Administração Científica foi criada? Em que ano?
A administração científica foi criada buscando garantir melhor custo-benefício aos sistemas produtivos fazendo o trabalhador produzir com mais eficiência na organização. Ela foi criada em 1903, início do século XX.
2. O que surgiu nas organizações da época, com o surgimento da Administração Científica?
Surge a divisão do trabalho, são fixados os padrões de produção, descritos os cargos, determinadas as funções, estudados os métodos e normas de trabalho, criando assim, condições econômicas e técnicas para o surgimento do taylorismo e fordismo nos Estados Unidos e do fayolismo na Europa.
3. Nesta Teoria, como é o conceito das organizações?
O conceito de organização na Teoria Clássica é de “estrutura formal, como conjunto de órgãos, cargos e tarefas”, com o estabelecimento de padrões de execução e treinamento de operários.
4. Faça uma síntese dos estudos de Frederick W. Taylor e de Henri Fayol e suas principais contribuições para a Teoria Clássica.
Frederick Winslow Taylor, Em 1895, criou um trabalho que seria a base da Administração Científica, conhecido como: A Pierce-rate sistem, que era um sistema de pagamento por peça, seu papel era estudar quanto tempo uma pessoa levaria para fazer um trabalho eficiente, completando-o e trabalhando o suficiente, assegurando uma remuneração razoável. Diz Maximiano que Taylor deu posteriormente o nome a esse trabalho de estudo sistemático e científico do tempo, dividir cada tarefa nos seus elementos básicos, com a colaboração dos trabalhadores, cronometrá-las e registrá-las. Em 1903, publicou “Shop Management” (Administração de operações fabris), na qual a padronização das ferramentas e equipamentos, sequenciamento e programação de operações e Estudo dos Movimentos, eram a temática central. Os princípios defendidos por Taylor foram especificamente: Seleção científica do trabalhador; Tempo-padrão; Plano de incentivo salarial; Trabalho em conjunto; Gerentes planejam, operários executam; Divisão do trabalho; Supervisão; Ênfase na eficiência.
Sobre Fayol, segundo Maximiano, suas ideias eram o contrário das de Taylor. Fayol disse que o ato de administrar é composto de cinco atos ou funções administrativas, que precisam ter uma sequência de forma lógica, pelo fato do trabalho do dirigente consistir em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, e dessa forma, as funções administrativas de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar deve fazer parte exclusivamente da sua função. Disse ainda que as funções administrativas devessem estar separadas das funções operacionais, porque os dirigentes costumam negligenciar a administração, preocupados com os detalhes da produção em geral, e tornam-se incompetentes, pois pensam e agem como especialistas e não conseguem lidar com essas responsabilidades de administrar de forma correta a organização. A Administração baseia-se em leis ou princípios.
...