TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação Inclusiva

Por:   •  7/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 3

                       Música (Licenciatura)

Fundamentos da Educação Inclusiva

Ciclo 2 - Atividade (Portfólio)

Com base nos estudos realizados até o momento, complete o quadro, a seguir, descrevendo cada fase da história da Educação Especial no Brasil e no mundo. Seu quadro deverá conter elementos que conceituam cada uma das fases: negligência, institucionalização, fase de criação de serviços educacionais e fase atual.

Negligência/ Exclusão

 Podemos afirmar que no contexto brasileiro, até por volta da metade da década de 1800 prevaleceram as fases de negligência e institucionalização, marcadas pelo abandono e descaso dos assuntos ligados à educação especial.

Institucionalização

 Somente a partir de 1854 é que se terá registro das primeiras iniciativas oficiais de atendimento escolar às pessoas com necessidades educacionais especiais.

Sendo assim em pouco mais de um século, foram fundados institutos e escolas em sua maioria particulares e situados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda hoje alguns desses institutos, associações e escolas são referências nacionais no atendimento de pessoas com necessidades educacionais especiais, com destaque para o Instituto Benjamin Constant, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Associação de Assistência à Criança Defeituosa (AACC), Sociedade Pestalozzi, e Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE).

Até meados da década de 1950 podemos observar um lento crescimento no número de estabelecimentos regulares ou especializados ao atendimento da pessoa com necessidades educacionais especiais.

Criação de Serviços Educacionais

 O final da década de 1950 é considerada a Era da Educação, com o aumento das oportunidades de escolarização das classes mais populares, vários acontecimentos relacionados à Educação estavam ocorrendo em nosso país, como o debate sobre a escola pública popular. Já no contexto da educação especial, surgiram as campanhas nacionais para a educação das pessoas com necessidades educacionais, sendo a primeira a Campanha para a Educação do Surdo Brasileiro (CESB), seguida da Campanha Nacional de Educação e Reabilitação de Deficientes Mentais (CADEME), criada em 1960.

 Em 1969, havia mais de 800 estabelecimentos de ensino especial para pessoas com deficiência mental, ou seja, em torno de quatro vezes mais do que o encontrado até antes da década de 1960. Apesar do teor segregacionista e assistencialista que muitas dessas instituições especializadas tiveram por muito tempo, para a época, representou uma conquista importante para os pais e familiares de pessoas com necessidades educacionais especiais.

Atualidade

 

 A educação inclusiva vem se fortalecendo no Brasil a partir da década de 1990, principalmente nos discursos oficiais sobre a educação.

  O país tem tido como referência alguns modelos estrangeiros na definição de diretrizes para a educação inclusiva que não são adequados às nossas condições sociais, culturais e econômicas. Em outras palavras, o Brasil importa modelos de educação inclusiva, mas não garante o mesmo nível de investimento. A consequência disso pode ser a banalização do processo e os resultados insatisfatórios.

  Em meio às dificuldades próprias do nosso país, como a escassez de recursos destinados à educação, a falta de compromisso político com a educação de qualidade, a precariedade da formação do professor, a falta de condições de trabalho nas escolas, entre outros.

  Se antes a pessoa com deficiência tinha que se adaptar à sociedade, agora a partir do novo paradigma, a sociedade organiza-se (ou até mesmo modificasse) para atender às necessidades dessas pessoas, nos segmentos econômico, social, físico, instrumental, legal e humano. Nesse sentido, a sociedade, de um modo geral, agora passa a se (re)estruturar para garantir o acesso das pessoas com necessidades educacionais especiais aos diferentes serviços, como também disponibilizar a esses cidadãos os diferentes tipos de apoio necessários à otimização de sua real inclusão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com