Os Fundamentos da Educação
Por: mirianalbernaz • 27/9/2019 • Trabalho acadêmico • 428 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
MIRIAN DE FARIA ALBERNAZ
RA: 8067915
Fundamentos da Educação
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Fundamentos da Educação, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Maria Cecília de Oliveira Adão.
Batatais (Goiânia)
2019
Ulisses (Em grego Odisseu).
Ulisses era filho de Laerte e de Anticléia, marido de Penélope, pai de Telêmaco, era rei de duas pequenas ilhas do mar Jônio, Itaca e Dulíquio. Era um príncipe eloquente, fino, ardiloso, engenhoso: com os seus dolos ele contribuiu tanto para a tomada de Troia juntamente com outros deuses gregos. O jovem foi educado, como outros nobres, pelo Centauro Quirão e passou pelas provas iniciáticas para tornar-se rei.
A vida de Ulisses é relatada nas duas epopéias homéricas, a Ilíada, em cuja estrutura coral ocupa lugar importante, e a Odisséia, da qual é o protagonista, bem como no vasto ciclo de lendas originadoras dessas obras. Depois de pretender sem sucesso a mão de Helena, cujo posterior rapto pelo tebano Paris desencadeou a guerra de Tróia, Ulisses casou-se com Penélope.
A educação homérica consistia principalmente em perseguir esse ideal guerreiro. Quando o jovem procurava ser igual ao herói representado e almejava ter as mesmas virtudes de que esse herói era portador, ele era educado. Para ter valor e se destacar entre os seus, ele tinha que pertencer a uma linhagem notável, honrar sua família, sua pátria e seus pares; deveria ser hospitaleiro, amigo, justo e bom, além de corajoso, astuto e viril. Deste modo, envolvendo tanto os aspectos práticos quanto os morais, essa forma de educação objetivava desenvolver o homem na sua completude, fazendo-o alcançar os mais altos níveis de suas aptidões próprias.
Esse tipo de educação, era composta por dois aspectos: uma técnica, um conjunto de conhecimentos e habilidades que visavam preparar os jovens para a vida adulta; e uma ética, um conjunto de valores e princípios que juntos formavam um certo ideal moral. O ideal moral e a figura do homem de mil voltas, ficou bem representada por Ulisses, na Odisseia.
Ulisses representou o sábio homérico que era aquele que em face de quaisquer circunstancias era capaz de desvencilhar-se e tirar vantagem de seus adversários, já que o mesmo transcendeu o âmbito da mitologia grega e se converteu em símbolo da capacidade do homem para superar as adversidades.
.
Referências
https://www.mitologiaonline.com/mitos-lendas-historias/ulisse. Acesso em 15 set. 2019
Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/11424450#readmore Acesso em 15 set. 2019
MARROU, Henri Irénée. História da Educação na Antiguidade Grega.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega Vol. III. Petrópolis, Vozes, 2004
...