Os Fundamentos da Educação
Por: Julio JR • 17/5/2020 • Artigo • 744 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
Julio Cesar de Oliveira Junior - RA: 8104708
PORTFÓLIO
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Computação
Fundamentos da Educação
Tutora: Maria Cecilia de Oliveira Adão
Avaré – SP
2020
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso: Licenciatura em Computação
Disciplina: Fundamentos da Educação
Tutor: Maria Cecilia de Oliveira Adão
Aluno: Julio Cesar de Oliveira Junior R.A.: 8104708
Turma: DGCOM2001SRBA1O
A Lenda de Teseu
Teseu foi um dos maiores atenienses dos mitos e um dos maiores heróis da Grécia, ele era filho do rei de Atenas Egeu e de Etra. Seu nome significa “o homem forte por excelência”.
Teseu era filho do Rei Egeu da cidade de Atenas, mas foi deixado com a mãe em outro país desde seu nascimento, sem conhecer a identidade de seu pai.
Egeu recomendou a Etra que só revelasse ao menino a identidade do pai quando ele fosse capaz de levantar uma pesada rocha sob qual Egeu escondera sua espada. Com apenas 16 anos Teseu realizou tal feito, assim, foi enviado pela mãe para Atenas, afim de que herdasse o reinado.
A caminho de seu destino, Teseu mostrou suas qualidades tirando a vida de bandidos, tornando-se famoso e querido pelo povo mesmo antes de chegar a Atenas. Lá chegando, foi recebido pelo Rei Egeu, que estimulado pela esposa, tentou matar Teseu, sem saber que ele era seu filho. A morte não chegou a ocorrer, pois Teseu se declarou como filho, sendo reconhecido pelo pai devido a espalha que Teseu pegou sob a rocha.
Pela bravura de Teseu, seu pai o envio a Ilha de Creta[1] com a finalidade de matar, Minotauro, uma lendária e monstruosa criatura da mitologia grega, misto de animal e homem, que habitava um labirinto subterrâneo sob o palácio do rei Minos, em Creta - O Palácio de Cnosso (construído por Dédalo e Ícaro, a mando do rei Minos,). Preso no Labirinto de Creta, uma construção repleta de caminhos e passagens dispostos da maneira mais confusa possível, para impedir que qualquer pessoa pudesse sair.
Devido a perda na guerra de Atenas, os cretenses exigiram que Atenas, todos os anos mandassem sete moças e sete rapazes atenienses para acalmar a fome do “Minotauro”.
Quando Teseu chega a Creta junto com os jovens que seriam entregues ao mostro, conhece Ariadne filha do Rei Minos, que apaixonada por ele, procurou Dédalo para descobrir o segredo para sair do labirinto, secretamente lhe dá então um novelo de linha, para que ele fosse desenrolando à medida que entrasse no labirinto e, assim, conseguisse achar o caminho de volta.
Teseu lutou bravamente com o touro, conseguiu matá-lo e sair do labirinto, inferindo-lhe uma fulminante punhalada que levou a criatura à morte. Com isso, o rei Minos foi derrubado do trono e Teseu ficou conhecido como herói em todo mundo grego.
...