Os Fundamentos da Educação I
Por: Milena Brum • 27/4/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 921 Palavras (4 Páginas) • 197 Visualizações
AD2 – Fundamentos da Educação I
QUESTÃO 1 (6 pontos):
Conhecimento escolar.
“O conhecimento escolar não é produzido na Escola, mas isso não quer dizer que a Escola não produza saber: ela decerto produz, por meio da reflexão e das deliberações que a prática requer do professor, um saber prático, o «saber-fazer» da Escola.”
Lílian do Valle. Texto 3.
Com base no Texto 3, responda as perguntas abaixo:
a) Qual deve ser a relação entre a escola, o conhecimento escolar e a sociedade? (2 pontos)
A Relação entre a escola, o conhecimento escolar e a sociedade se deve pelo fato de que a própria escola surgiu como sendo responsável por providenciar uma educação básica comum a todos os indivíduos e o conhecimento escolar é um ambiente que pode ser considerado proveniente das próprias criações humanas. Visto isso, pode-se agora citar o papel que a sociedade possui nesta relação, toda essa construção humana não é considerada uma obra isolada, pois, na maior parte, ela é uma construção social, é a sociedade que cria o sentido do que deve vir a ser o “educar”, e é ela própria que interroga o “porquê” e o “como” se deve educar.
b) Como deve ser a participação do professor diante do Conhecimento Escolar? (2 pontos)
O professor é aquele que está efetivamente interagindo com os alunos, é aquele que conhece a turma na qual está inserido e quando está atuando em sala de aula possui uma participação que é de suma importância no que diz respeito ao conhecimento escolar. Dado que, é o professor que deve levar os alunos a uma deliberação comum, fazer com que empreendam reflexões acerca de assuntos diversos, é a prática do professor que deve os auxiliar a pensar, os incentivando para que se tornem assim, seres autônomos. Ressaltando, que toda a construção deste conhecimento escolar, não tem por finalidade a aplicação pura e simples de leis que foram pensadas por outras pessoas, o conhecimento escolar deve consistir, pelo menos por parte do professor, em uma série de indagações que buscam compreender as razões do porquê que os alunos devem conhecer aquele determinado assunto, assim como, qual é o próprio papel deste conhecimento.
c) O que aconteceria com o Conhecimento Escolar se ele fosse produzido na própria escola? (2 pontos)
Se o conhecimento escolar fosse produzido na própria escola ele seria apenas um objeto de perpetuação e não visaria mais uma construção social. Visto que, não basta para o ser humano uma simples repetição de conteúdos, para o homem é necessário, de fato, conhecer e a própria tarefa de se conhecer é um ato de criação, o indivíduo cria sentido para si. Portanto, nota-se que, como foi afirmado, não é a escola que produz o conhecimento e que se o fizesse esse conhecimento se resumiria em separar determinadas partes da sociedade e apenas transmiti-lo sem que para isso haja uma prática que estimule a reflexão e que coloque, verdadeiramente, o ser humano a interrogar-se.
QUESTÃO 2 (4 pontos)
Cidadania.
O conceito de Cidadania foi se modificando ao longo dos séculos em nossas sociedades. Descreva como se deu este processo, ressaltando como se formou esta noção de participação cidadã na pólis, bem como este conceito é desenvolvido na atualidade.
O conceito de cidadania, de fato, foi se modificando no decorrer do tempo, nas antigas poleis a questão da noção de participação cidadã se deu pelo motivo de que naquela época todos os indivíduos eram considerados politicamente iguais, ou seja, todos poderiam participar das assembleias, no exercício da criação de leis, havendo uma série de discussões acerca das mais diversas questões da pólis, no qual todos poderiam expressar suas reflexões, resumidamente, nessas poleis o ser humano fazia uso da deliberação. No texto 4, há um trecho que expressa com clareza como era visada e importante essa igualdade política que os cidadãos possuíam,
...