Os Fundamentos da Gestão em Educação
Por: verinhosp • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 3.468 Palavras (14 Páginas) • 178 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FABIANA MARQUES GARCIA – RA: 3815634808
SILVERIO DA SILVA MARQUES – RA: 4338818209
SHEYLA VIANA SOUZA – RA: 3830686130
TANIA MARA GIAGNORIO – RA: 3814654176
Fundamentos da Gestão em Educação
São Paulo / SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FABIANA MARQUES GARCIA – RA: 3815634808
SILVERIO DA SILVA MARQUES – RA: 4338818209
SHEYLA VIANA SOUZA – RA: 3830686130
TANIA MARA GIAGNORIO – RA: 3814654176
Fundamentos da Gestão em Educação
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Fundamentos da Gestão em Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Professora Elcania Silva Emidio Grube ________________________ (Titulação e Nome completo do tutor presencial).
São Paulo / SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................... | 4 |
1. ETAPA 1............................................................................................................ | 5 |
2. ETAPA 2. ........................................................................................................... | 8 |
3. ETAPA 3 ............................................................................................................ | 11 |
4. ETAPA 4 ............................................................................................................ | 13 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................ | 16 |
REFERÊNCIAS..................................................................................................... | 16 |
INTRODUÇÃO
Quando falamos em Gestor lembramos que em alguns anos atrás se tratava como diretor da escola, era a pessoa que dava medo, broncas, castigos, expulsões e advertências, era também que gritava no pátio com todo mundo para ficarem quietos. O diretor escolar tinha todo poder administrativo e pedagógico nas suas mãos, uma autoridade centralizada e só ele decidia o andamento da escola, parecia com o regime aristocrata onde ele era a majestade.
Com o passar dos anos foram mudando muita coisa, o diretor passou a ser chamado de Gestor escolar e em muitos lugares um regime mais democrático, participativo e amigável. A modernidade trouxe muitas mudanças em várias repartições privadas e pública aonde que o novo assunta a assustou muitos profissionais até hoje.
Está pesquisa trata de Gestão escolar no Brasil e o papel do gestor, a sua importância na educação brasileira, também das dificuldades quando um grupo de professores não se comunica e em reuniões ficam calados não apoiando o gestor.
O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública objetiva a institucionalização de uma política de formação nacional de gestores escolares, baseada nos princípios da gestão democrática, tendo por eixo a escola como espaço de inclusão social e da emancipação humana.
É muito importante o que relatamos nesta pesquisa o trabalho em grupo, isto é muito bom para o gestor ter uma boa equipe que valoriza o trabalho em grupo.
Tratamos do PPP (Projeto Político Pedagógico) a importância do planejamento da escola e a execução diante do projeto envolvendo alunos e membros da sociedade, a participação de professores, pais e funcionários da escola no PPP é que faz com que o projeto se torne forte e com todos[a] juntos conseguindo conquistar os objetivos.
ETAPA 1
Para compreender os conceitos e as relações que se estabelecem entre educação e democracia, é necessário reconhecer as dimensões públicas e socializadoras que, historicamente foram sendo construídas neles pelas camadas populares, na convicção de que não haverá democracia social sem a democratização da escola.
Principais qualidades de um diretor gestor é, estar presente na escola, ouvir as pessoas, garantir a qualidade de ensino na escola, ser conciliador, e ser atuante.
Ser Gestor é estar comprometido envolvido, é fazer da escola um projeto de vida e profissional muito importante e sempre valorizando a aprendizagem no meio de muitas diversidades.
Incentivar os professores a se unir em projetos envolvendo todas as disciplinas, e os alunos tem que ser protagonista do seu ensino e aprendizagem, o envolver com a comunidade fora e dentro da escola, ser dinâmico e saber trabalhar em equipe.
É muito importante nas reuniões de HTPC o gestor ouvir e propor novas ideias para o grupo de professores, dar respaldo as dificuldades do dia a dia do professor e propor e solucionar a evasão do aluno da escola e sim inclui-lo ao projeto pedagógico.
A evasão de aluno em muitos casos acontece por uma má administração, a falta de atenção com o principal sujeito, o aluno, que deveria ser o protagonista do fator aprendizagem, devido a um Projeto Político Pedagógico engessado por alguns gestores o índice de repetência cresce como também de evasão escolar.
...