Os Jogos Matematicos
Por: Mks.merkson • 21/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.111 Palavras (13 Páginas) • 415 Visualizações
Oficina:
Jogos matemáticos
com uso de sucatas.
[pic 1]
Equipe: Adriana
Eliete
Estevão
Merkson
Professora: Amélia
Estágio IV
2016
INTRODUÇÃO
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. No entanto, a disciplina se mostra na maioria dos casos, como um bloqueio para grande parte dos alunos, que não compreendem a matéria e assim, não constroem de fato o conhecimento.
Dessa maneira, fica evidente a necessidade de utilizar novas estratégias para o ensino da matemática, e o jogo pedagógico, tem sido uma ferramenta importante para a prática pedagógica, e solução desses problemas. Assim, é de grande importância do uso das práticas lúdicas como estratégia pedagógica para a aprendizagem da matemática, visando à ludicidade como caminho para a aprendizagem e a construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos.
Incluir jogos nas aulas de matemática seria a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a matemática e se sentem incapacitados para aprender, possibilitando uma aprendizagem significativa e prazerosa.
Portanto, busca-seestratégias que possibilitem que a criança aprenda e goste de matemática, visando à construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos, acreditando que a ludicidade na matemática deve ser entendida como um recurso que contribui para a formação global da criança, facilitando o conhecimento e o interesse do aluno, ajudando no rendimento escolar, na socialização do grupo e estabelecendo que é possível aprender de forma lúdica, recreativa e divertida, contribuindo assim, para o aumento da criticidade, inventividade no ensino da matemática.
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho, buscaestratégias de ensino que possibilitem incluir o lúdico no ensino da matemática, fazendo com que as crianças descubram novas maneiras de aprendizagem como um processo interessante e divertido. Proporcionando atividades lúdicas interativas e desafiadoras, capazes de estimular as crianças a solucionar, explorar possibilidades e desenvolver noções matemáticas e de raciocínio lógico. A utilização dos jogos é entendida como uma estratégia de facilitar, colaborando para trabalhar as dificuldades apresentadas pelos estudantes, criando métodos e por meio destes, desenvolver a sua capacidade de observação, descobertas e pensamentos, buscando dessa maneira formar sujeitos críticos e criativos, capazes de agir e saber que resolver um problema é tão importante quanto saber a solução.
Outro aspecto que precisa ser defendido é a construção do jogo ou brinquedo pedagógico pela própria criança. A utilização de sucatas é um recurso de qualidade que pode ser utilizado pelas crianças na escola ou em casa. A construção do seu próprio brinquedo contribui para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, pois a criança terá a oportunidade de explorar e utilizar, de forma criativa, objetos que fazem parte de sua vida cotidiana.A sucata oferece inúmeras possibilidades criativas. Os resultados são diversos, inesperados, e por isso mesmo fascinante, pois expressa uma enorme liberdade no criar.
Assim, percebe-se que a utilização dos jogos é de extrema importância para motivar os alunos, sanar as dificuldades e estabelecer conexões entre professor, aluno e a disciplina. Tornando o ensino da matemática prazeroso, divertido e longe de ser um tabu para os alunos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O brincar é parte do mundo infantil. Por meio das brincadeiras, as crianças, aprendem a se socializar, satisfazem seus interesses suas necessidades e desejos. A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, buscar a cooperação mútua, assim como a participação da equipe na busca de resolver os problemas propostos pelo professor.
Assim, com o ensino da matemática, a utilização de jogos pedagógicos se mostra uma estratégia eficaz de aprendizado. As crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problemas, buscando uma linha de resolução baseada em hipóteses próprias. A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se bloqueiam, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, e assim, a Matemática se torna um problema para eles.
O lúdico na matemática surge como uma das maneiras mais eficazes de envolver o aluno nas atividades, pois a brincadeira é algo inerente à criança. Deste modo a criança aprende brincando e torna-se mais fácil o seu entendimento e compreensão de regras. Por meio dos jogos, as crianças são capazes de ampliar seu repertório de ação, construir conceitos e habilidades, além de colaborar no processo de construção da autonomia. Sendo assim, fazer a transposição das aprendizagens adquiridas nas propostas com jogos, para as expectativas de aprendizagem nos conteúdos do ensino é uma das vantagens quando se trabalha com jogos.
Hoje, a educação matemática já é alvo de estudo de muitos pesquisadores. Segundo Kishimoto (1996, p.74):
“A visão de que o ensino de matemática requer contribuição de outras áreas de conhecimento e de que o fenômeno educativo é multifacetado é, para o professor de matemática, algo recente e, infelizmente, ainda pouco difundido e aceito.”
Desse modo, se ressalta a importância de se difundir e de utilizar os jogos em sala de aula, pois, assim, as crianças aprendem brincando. Atividades dinâmicas de motivação, utilização de jogos pedagógicos, bem como os momentos de socialização e afetividade oportunizam aprendizagem por meio do mundo imaginário, com enfoque lúdico. Para tanto se devem utilizar metodologias de ensino e recursos didáticos variados, de modo a permitir que a criança construa este conhecimento de forma compreensiva e, se possível, prazerosa, por meio de atividades lúdicas incluindo exemplos simples relacionados com o seu cotidiano, em que a criança passa a não temer o desafio, mas a desejá-lo.
No entanto, durante determinado período de nossa história, os jogos lúdicos na matemática assumiram um papel relevante no que dizem respeito àsatividades cotidianas das crianças. Os jogos lúdicos não eram entendidos como parte de um trabalho escolar e nem valorizado como prática educativa. Hoje, com a nova perspectiva em relação aos jogos, educadores e pesquisadores, da educação, incentivam a prática do jogo como forma de aperfeiçoar o desenvolvimento infantil, deixando de serem consideradas atividades secundárias e passando a ser pedagogicamente aceitos como parte dos conteúdos escolares. Para as crianças, o jogo está relacionado a brincadeiras e utilizar o jogo como instrumento do ato educativo é oferecer à criança uma aprendizagem significativa.
...